28 de março de 2024

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Setor hoteleiro ganha ferramenta para facilitar a gestão comercial

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Plataforma Inteligência em Ocupação (IO) agiliza o gerenciamento hoteleiro, com criação de diária média e formatação de metas mensais e anuais

O setor hoteleiro nacional acaba de ganhar uma ferramenta para facilitar a gestão comercial dos empreendimentos. Criada pela empresa Inteligência em Ocupação (IO), fundada em janeiro deste ano, a plataforma homônima, que já está implantada em hotéis, fornecerá inteligência na gestão dos dados de ocupação, considerando informações como diária média, criação e flutuação de tarifas e formatação de metas.

A ferramenta oferecida para a indústria hoteleira é a primeira da IO, que já trabalha em sua aplicabilidade para outros diferentes setores econômicos, como a indústria do varejo, além de outros dentro do próprio segmento do turismo, como é o caso da aviação e as operadoras. “Nossa prática no desenvolvimento de sistemas de inteligência e gestão comercial de ativos nos permitiu desenvolver um sistema que pode ser aplicável em vários setores econômicos, desde que feitas as alterações necessárias, não só para o setor, como para cada operação em si”, diz Vanessa Vilela que, ao lado de Rui Aires Amaro, fundou a IO – Inteligência em Ocupação.

A tecnologia é inovadora, pois oferece ao gestor comercial do empreendimento hoteleiro uma visão geral da ocupação e dos preços do hotel, juntamente com as informações da concorrência. A IO oferece algo inédito, interligando tudo a outras ferramentas de análise. “A empresa e a própria ferramenta foram criadas a partir da necessidade dos clientes e também de uma observação minha”, analisa a executiva, que atuou muito tempo como gerente Comercial de hotéis e resorts.

Em sua experiência, Vanessa percebeu que gastava muito tempo analisando e preenchendo relatórios e muitos sites, o que reduzia seu tempo em estudar e apresentar propostas mais estratégicas para a operação. “Criamos uma ferramenta inédita e que tem o principal objetivo de ser parceira do gestor comercial dos empreendimentos. Com o IO, nós vamos entregar dados consolidados que vão permitir a tomada de decisão e a definição de estratégias alinhadas com o business plan do empreendimento. Queremos ser os parceiros tecnológicos dos gestores”, diz Vanessa.

Tecnologia estratégica

O sistema é baseado na informação de ocupação gerada por meio da integração com o Property Management System (PMS) do hotel. O gestor tem a possibilidade de visualizar online a média de tarifa de sua cesta competitiva e tomar a decisão de flutuar ou não o período. De acordo com sua confirmação, é criado um tarifário automático para o período com base na paridade e respeitando o acordo de parceria com cada player de venda.

A plataforma tem ainda um painel do gestor, que diariamente consegue enviar as informações de faturamento e previsão de faturamento, ocupação e previsão de ocupação, concorrência diária e market share por player referente ao período pesquisado.

A ferramenta é um sistema desenvolvido por profissionais que entendem do mercado e já atuaram durante muito tempo na gestão comercial hoteleira. “A Interface é muito simples e amigável. Todo o conteúdo foi desenvolvido para descomplicar a experiência do usuário”, completa Rui Amaro, o outro sócio diretor da IO.

Sobre a IO – Inteligência em Ocupação

Criada em janeiro de 2018, a partir da experiência de seus sócios Vanessa Vilela e Rui Aires Amaro, a Inteligência em Ocupação (IO), com sede em Minas Gerais (MG) e escritório na Bahia (BA), tem atuação nacional e é especializada no desenvolvimento de sistemas de inteligência e gestão comercial de ativos de diferentes setores econômicos.

Iniciando suas atividades na indústria hoteleira, a IO possui clientes e é responsável pela gestão comercial de hotéis e resorts, com atuação em todo ciclo comercial, desde a criação de tarifas e identificação de diária média, passando pela formatação de metas mensais e anuais.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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