17 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sete veículos do transporte clandestino são apreendidos em Campinas

Compartilhe essa notícia!

Sete veículos foram apreendidos durante operação realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com o apoio Guarda Municipal (GM) na manhã desta segunda-feira, dia 24, no bairro Swift. Os carros foram flagrados realizando transporte individual remunerado clandestino de passageiros.

 

A ação, que teve início às 7h, foi realizada com base em informações levantadas em um trabalho de inteligência realizado pela equipe do Gabinete do Prefeito. Os carros, dos modelos e marcas Hynduai I30, Prisma – Chevrolet, MOBI – Fiat, Peugeout 307 e dois Onix – Chevrolet foram recolhidos ao Pátio da Emdec. Uma das motoristas é da cidade de São Paulo, mas havia embarcado um passageiro no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, nesta manhã, depois de chegar da Capital, e por isso foi autuada.

 

Além da apreensão dos veículos, todos os motoristas receberam multa no valor de R$ 3.100,60.

 

Lei

 

Em respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e à Lei Municipal Nº 13.775, de 12 de janeiro de 2010, a Emdec hoje considera clandestino, portanto ilegal, qualquer transporte individual remunerado de passageiros realizado sem autorização do poder público dentro dos limites do município. A infração resulta em apreensão do veículo e multa de mil UFICs (R$ 3.100,60).

 

Em 2016, até o dia 17 de outubro, houve 180 apreensões de táxis clandestinos (não necessariamente Uber) flagrados pela fiscalização da Emdec na malha urbana da cidade.

 

Ações

 

A Emdec tem realizado ações especiais de combate ao transporte clandestino de passageiros, que teve grande crescimento com o advento de aplicativos como o Uber. Um canal direto de comunicação, pelo telefone (19) 3772-1517, recebe as denúncias sobre o transporte clandestino. As informações são imediatamente repassadas para equipes de Agentes da Mobilidade Urbana em campo.

 

O telefone da Emdec atende 24 horas, todos os dias da semana. A fiscalização em campo também é ininterrupta.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!