28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Sete em cada dez brasileiros acreditam que a corrupção continua igual

Compartilhe essa notícia!

Ilustração publicada pela rede de TV CNN sobre a corrupção no Brasil

Estudo Mapa Político do instituto Hello entrevistou 1993 eleitores e aponta que os principais partidos do governo, MDB e PSDB sofrem com imagem de corruptos

O eleitor brasileiro está cético quanto ao avanço do combate à corrupção no Brasil, uma das principais bandeiras do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. É o que mostra a nova pesquisa nacional de opinião pública da Hello, o Mapa Político. Somente 4%acreditam que o Brasil melhorou após o MDB assumir a presidência. Para 60% o país piorou, para 36% continuou igual. Sobre a corrupção, 68% da população concorda totalmente com a frase “A corrupção no Brasil continua igual”.

Entre os eleitores que se posicionam como sendo de esquerda, essa porcentagem é ainda maior, chegando a 75%. Somente 1 em cada 10 pessoas discordam. Mesmo não enxergando mudanças em relação à corrupção no Brasil, em 2018 os entrevistados demonstram menor preocupação com o tema, dando mais atenção à Saúde, Educação e Violência e Desemprego. Se em 2014 os principais problemas do país eram a saúde e a inflação, atualmente a saúde ocupa uma posição de destaque. Vale citar que a violência figura como um dos principais problemas do Brasil na opinião dos entrevistados, ocupando a primeira posição em 2016, e a segunda posição em 2014 e 2018. 

O Mapa Político também avaliou a concordância do eleitorado com algumas frases que ligavam os três maiores partidos, MDB, PSDB e PT à corrupção. A ideia de que o PT é responsável pela corrupção no Brasil não convence a todos e divide opiniões. Já a maioria da população concorda que o PSDB é tão corrupto quanto outros partidos e que com o MDB no poder o governo está mais corrupto.

A PESQUISA A Hello entrevistou 1993 eleitores de 28 de julho e 07 de agosto, antes do início das campanhas eleitorais. As entrevistas foram realizadas presencialmente nas casas dos eleitores, com eleitores com mais de 16 anos, das classes A, B, C, D e E de diversas escolaridades e de setores censitários de todas as regiões do país. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A HELLO A Hello Research é um instituto de pesquisa que visita mais de 2000 municípios brasileiros todos os meses entre projetos de auditoria de varejo, pesquisa de mercado e de opinião pública. A Hello aproveita sua presença em todo território nacional para conduzir levantamentos de opinião pública que colaborem com mais insumos para os principais debates públicos do país.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!