RMC 

Senac Americana promove evento sobre robótica no Tivoli Shopping

Gratuita, atividade se propõe a explorar a criatividade, flexibilidade e o trabalho em equipe por meio da automação

O Senac Americana realiza, no dia 13 de abril, das 14 às 17 horas, o Desafio de Robótica. Gratuito, o evento ocorre no Tivoli Shopping, em Santa Bárbara D’Oeste, e mostra que qualquer pessoa pode aprender habilidades tecnológicas, que fomentam o desenvolvimento de competências criativas.

Durante a atividade, os participantes serão apresentados aos fundamentos básicos de mecânica, eletrônica e programação para a montagem e condução de um robô, que será montado com blocos programáveis Lego. Com o auxílio de docentes da instituição, o público aprenderá a programar em duplas ou grupos, de forma a cumprir as tarefas designadas no menor tempo possível.

Guto Xavier, docente do Senac Americana e responsável pelo desafio, explica que a robótica é algo presente na rotina da maioria das pessoas, com a tecnologia sendo indispensável hoje em dia para diversas ações. “Atualmente, muitas crianças já possuem familiaridade com equipamentos eletrônicos. Porém, elas precisam entender a melhor maneira de aproveitar essa tecnologia. É isso que iremos propor na iniciativa.”

 

Curso na área

Além do Desafio de Robótica, o Senac Americana disponibilizará, no mês de maio, o curso de curta duração Robótica – trabalhando desafios sustentáveis, que já recebe inscrições. A capacitação propõe aos alunos desenvolver projetos baseados em robótica e voltados à prevenção dos recursos naturais, aprimorando neles os conhecimentos de lógica, raciocínio matemático, atividade colaborativa e visão crítica.

Danilo Dionísia, docente do curso, informa que a opção é direcionada para jovens a partir de 12 anos. “A capacitação tem o intuito de despertar no aluno o gosto por tecnologia, explicando cientificamente como funcionam celulares, computadores e outros equipamentos e estimulando o criar com viés para a sustentabilidade.”

Nas aulas, os estudantes aprendem ainda conceitos de sustentabilidade, recursos naturais, espécies, população, comunidades e ecologia florestal e urbana. Além disso, realizam estudos sobre problemática ambiental, transformação dos espaços naturais, formas de degradação ambiental do ar, água e solo, conceitos de algoritmos e mais.

“Hoje, grandes corporações possuem estudos avançados sobre robótica ou trabalham diretamente com isso de maneira sustentável. Ou seja, a automação é uma tendência crescente e que irá impactar no mundo do trabalho. E quem se preparar antecipadamente terá vantagem”, alerta Danilo.

Para mais informações sobre o Desafio de Robótica e o curso Robótica – trabalhando desafios sustentáveis, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/americana.

 

Serviço:

Desafio de Robótica

Local: Tivoli Shopping

Endereço: R. do Ósmio, 699 – Vila Mollon IV, Santa Bárbara d’Oeste – SP

Data: 13 de abril de 2019

Horário: sábado, das 14 às 17 horas

 

Curso de curta duração

Robótica – trabalhando desafios sustentáveis

Data: de 4 de maio a 24 de agosto de 2019

Horário: aos sábados, das 8 às 12 horas

 

Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo – Americana/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/americana

Comentários

Notícias relacionadas