25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Seis dicas para virar o ano sem dívidas!

Compartilhe essa notícia!

Saiba como começar 2020 livre de dívidas

Com a proximidade do final do ano sempre aparecem algumas despesas extras para complicar qualquer vida financeira. As comemorações de Natal e ano novo já são momentos de muitos gastos. Além disso, as férias escolares também não ajudam ninguém a economizar. Por isso, esse é um momento perigoso para quem está em dia com o orçamento mas, principalmente, para quem já está cheio de dívidas.

 

Normalmente, pessoas que se encontram nessa situação logo pensam em possíveis maneiras de sair do endividamento: empréstimo para limpar o nome, venda de bens, fazer uma renda extra… Mas, será que vale qualquer ação para começar 2020 sem pendências financeiras? Vamos conferir:

Conheça a sua situação

Antes de tudo, é extremamente necessário que você saiba como chegou na situação na qual se encontra. Entender porque possui as dívidas atuais é o primeiro passo para descobrir como irá se livrar delas. Nesse momento, é preciso muita honestidade para ter um panorama real da situação.

 

Muitas vezes pode ser difícil encarar a realidade, mas só será possível quitar todas as dívidas se você souber o tamanho real do seu prejuízo. É muito comum que pessoas que se encontram financeiramente desorganizadas possuam dívidas das mais diversas origens: cheque especial, compras em cartão de lojas, dinheiro emprestado para parentes e conhecidos e por aí vai.

 

Dessa maneira, é muito importante ter noção da realidade em que se encontra. Nesse momento inicial é preciso contabilizar todo dinheiro gasto e colocar na ponta do lápis o tamanho verdadeiro da dívida já é um grande passo.

Reveja as despesas dentro de casa

Assim que você souber exatamente a quantia que está devendo, é hora de entrar em ação. Para auxiliar a diminuir os gastos, é muito indicado rever as despesas dentro de casa. Por ser um local mais “controlado” fica mais fácil de entender para onde o dinheiro vai e o que pode ser cortado mais facilmente.

 

Nesse momento você deve rever as contas e assinaturas, como a televisão a cabo, internet, streaming, luz, lazer, presentes, compras de mês e tudo mais que é gasto dentro de casa ou com a família. Certamente você irá descobrir que o almoço de domingo no restaurante é uma despesa extra que pesa no orçamento.

 

É interessante tomar nota dos gastos diários da casa, assim, será possível ter noção do que pode ser cortado ou diminuído sem maiores prejuízos ao dia a dia da família.

Busque outras fontes de renda

Para quem está endividado, na maioria das vezes, apenas cortar despesas não é suficiente para quitar o que se deve.

 

Assim, é necessário encontrar uma outra forma de fazer dinheiro para conseguir sair das dívidas. A época de final de ano é bastante propícia para esse tipo de atividade, visto que são abertas muitas vagas temporárias.

 

Tentar algum emprego desse tipo pode ajudar a incrementar o orçamento e quitar a dívida do cheque especial, por exemplo.

 

Além disso, também é aconselhável que reveja tudo o que tem guardado em casa e que possa se tornar uma fonte de renda. Livros, roupas, perfumes e até mesmo o carro podem ser vendidos para conseguir acabar com as dívidas mais rápido.

Renegocie a dívida

Tentar renegociar a dívida é uma ótima forma de desafogar o orçamento. Reserve um tempo para ir com calma até o banco renegociar as dívidas de juros mais caros, normalmente, as que recaem sobre o cheque especial ou cartão de crédito.

 

Além disso, busque conhecer outras taxas de juros e faça as contas para saber se realizar a portabilidade da dívida é vantajoso ou não na sua situação.

Busque um empréstimo

É bastante comum que pessoas que se encontram endividadas estejam pendentes com o banco, seja no cheque especial ou na fatura do cartão de crédito. Dependendo do tempo que a dívida esteja ativa, o nome pode ir parar no SPC ou no SERASA, o que dificulta diversos aspectos da vida de um indivíduo.

 

Para evitar que outros aspectos da vida financeira sejam prejudicados, uma boa solução pode ser solicitar um empréstimo para pagar as dívidas mais urgentes e evitar que o nome fique sujo. É uma boa forma de se livrar das altas taxas de juros do cheque especial e passar a pagar taxas mais amenas do empréstimo.

Resista às compras de fim de ano

Em época de final de ano o que não falta é conhecido, amigo ou familiar para dar uma lembrancinha. Entretanto, enquanto as dívidas não forem totalmente quitadas, é melhor economizar.

 

O dinheiro que seria gasto comprando presentes para os conhecidos, pode muito bem ser empregado no pagamento da dívida, colaborando para a organização do seu orçamento.

 

Essa é a hora de conversar com os familiares e pessoas próximas e dizer que por conta da sua situação financeira, você dará prioridade para as dívidas. Pode parecer difícil e sacrificante, mas a sensação de terminar o ano sem dívidas é a melhor de todas!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!