29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Secretaria de Meio Ambiente de Americana comemora Dia do Rio Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

O projeto “Comemorando e Preservando, da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Americana, está celebrando esta semana o Dia do Rio Piracicaba, comemorado em 15 de abril. Por meio do projeto, serão divulgadas informações sobre o rio, que é muito importante para o município de Americana e atravessa uma das regiões mais antigas de ocupação do Estado de São Paulo. O Dia da Conservação do Solo também é comemorado em 15 de abril.

 

O rio Piracicaba forma-se no município de Americana na foz dos rios Jaguari e Atibaia. Seus afluentes no município são Córrego Suzigan, Córrego da Gruta, Córrego Parque das Nações, Ribeirão Quilombo, Córrego Máxi Água, Córrego Bertini e Córrego do Distrito.

A bacia hidrográfica do rio Piracicaba estende-se por uma área de 12.531 quilômetros quadrados, situada no Sudeste do Estado de São Paulo e extremo Sul de Minas Gerais. O rio Piracicaba nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari, em Americana, e a após atravessar a cidade de Piracicaba, recebe as águas de seu principal afluente, o rio Corumbataí. O rio Piracicaba percorre 250 quilômetros de sua formação até a foz no rio Tietê, entre os municípios de Santa Maria da Serra e Barra Bonita.

O Piracicaba possui diversos meandros, que transformam o leito em sinuoso, porém tranquilo, apto para a navegação de embarcações de menor porte após a cidade de Piracicaba. Seus meandros são a origem do nome do rio, que em tupi significa “lugar onde o peixe para”.

As bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Atibaia e Jaguari localizam-se numa das regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo, abrangendo importantes municípios paulistas, como Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Americana, Atibaia, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.

Esse manancial é de extrema importância para o município de Americana, sendo a única fonte de captação para o abastecimento público dos habitantes da cidade.

 

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Americana, a população pode ajudar na preservação do rio, denunciando descartes irregulares e queimadas, pelos telefones 3471-7770 (Secretaria de Meio Ambiente), 3408-8220 (Guarda Municipal), 153 e 3475-9024 (SAC).

 

 

Dia da Conservação do Solo

 

No dia 15 de abril, também é comemorado o Dia da Conservação do Solo. A conservação do solo é de extrema importância para a sociedade, pois é elemento fundamental do ecossistema terrestre e funciona como amplo reservatório de água.

 

O processo de evaporação da água, seja diretamente ou via transpiração das plantas, proporciona, além da produção de fotossíntese, alimentos e fibras, um clima favorável à manutenção de nichos ecológicos específicos que abrigam diversas espécies de plantas e animais. Essas espécies têm funções específicas na manutenção da estabilidade de todo o ecossistema.

 

A degradação do solo causa diversas consequências para o meio ambiente, como a redução da qualidade e da quantidade hídrica nos reservatórios e cursos d’água, o aumento da variabilidade climática nas áreas de cultivo, a destruição de nichos ecológicos terrestres e aquáticos e da biodiversidade.

 

A proteção do solo pode começar por atos simples do dia a dia, não despejando óleo vegetal na pia da cozinha, não trocar o óleo automotivo sozinho, pois esse óleo é descartado incorretamente e, através deste, chegará ao solo; evitar jogar produto que a produção esteja ligada à extração não renovada e não contribuir com o desmatamento.

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!