28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde realiza palestra sobre o Dia do Portador de Chagas

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste realizou nesta quinta-feira (10) ação alusiva ao Dia do Portador da Doença de Chagas. O encontro contou com 70 pessoas e aconteceu no Salão Nobre da Educação. Com o tema “Doença de Chagas: situação atual no Brasil”, o evento teve uma palestra ministrada palestra pelo médico Eros Antônio de Almeida do GEDOC (Grupo de Estudos em Doença de Chagas) do Hospital das Clínicas da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

o Dia Municipal do Paciente Chagásico foi instituído por Lei Municipal nº 3461/201 de autoria do vereador Antônio Pereira. O objetivo foi orientar sobre a doença, transmitindo maior segurança no atendimento dos profissionais, portadores da doença e seus familiares, além do acolhimento ao paciente com história de residência em áreas endêmicas.

Para o presidente da ACCAMP (Associação de Combate ao Câncer no Alto e Médio Paranaíba), Osvaldo Rodrigues da Silva, o evento aumenta a visibilidade para esta importante causa de saúde pública. “Tenho 61 anos e sou portador da doença de Chagas há 35. As pessoas acham que a doença simplesmente não existe mais, mas não é essa a realidade. O evento trouxe visibilidade e mostrou que embora a Chagas esteja controlada, devemos continuar atentos para que mais pessoas não venham a ser acometidas pela doença”, citou.

As ações prosseguem no município a partir da próxima semana. Entre os dias 14 a 17, serão realizadas atividades sobre o tema nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com orientações sobre a doença, principais sintomas, áreas endêmicas, fluxo de atendimentos e redução de danos ao portador. As ações nas unidades de saúde serão realizadas utilizando o espaço da sala de espera, orientando a população que não tem conhecimento prévio sobre a enfermidade.

Doença de Chagas

É uma doença transmissível causada por um parasita, transmitida principalmente por meio do “barbeiro”. A transmissão se dá pelas fezes que são depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o mesmo suga o sangue. Também pode ser transmitida, em menor escala, por meio transfusional (sangue) e de forma congênita (de mãe para filho).

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!