28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde – Qualquer pessoa pode ter tumor ósseo, previna-se

Compartilhe essa notícia!

O tumor ósseo pode ser benigno ou maligno e podem afetar pessoas de todas as idades

O tumor ósseo, apesar de raro, apresenta semelhanças a outros tipos de tumor, como explica a médica Ana Valéria ortopedista, “os tumores ósseos são neoplasias que se originam a partir da estrutura óssea. Podem ser benignos ou malignos primários (origem do tecido ósseo) ou secundários (metástases decorrentes de câncer em outros órgãos)”.

De acordo com a médica, “nos pacientes mais jovens, são mais comuns os tumores benignos. No entanto ocasionalmente podem ocorrer o aparecimento de sarcomas ósseos primários. Já nos pacientes mais velhos os tumores mais comuns são os secundários, também conhecidos como metástases decorrentes principalmente de câncer de mama, próstata, pulmão entre outros”, ou seja, o tipo de tumor é diferente para cada faixa etária.

Segundo a médica os sintomas aparecem de forma simples, mas a atenção é essencial, “o principal sintoma é o aparecimento da dor. Dependendo da localização, outros sintomas como inchaço, calor local e até mesmo a ocorrência de uma fratura patológica podem ocorrer. Sintomas gerais como perda do apetite e emagrecimento podem ou não estar presentes”, isto é, em cada caso, os sintomas podem ser iguais ou diferentes.

Para o tratamento a médica explica que pode ser diferente, mas é fundamental, “o tratamento desses tumores varia. Pode incluir apenas acompanhamento clínico com exames seriados, até cirurgia ou tratamentos adjuvantes como radioterapia e quimioterapia”, como o tratamento pode variar, o acompanhamento médico é essencial, como ressalta a especialista, “não há uma forma de fazer prevenção para estes tipos de tumores. Na presença dos sintomas, principalmente naqueles pacientes com o diagnóstico de outros cânceres, ou na dúvida o melhor é procurar um especialista na área de ortopedia oncológica”.

 

Dra. Ana Valéria Rigolino – Ortopedista Especializada em Oncologia Ortopédica
http://www.fraturashauer.com.br

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!