24Horas Saúde 

Saúde promove visitas das gestantes à Maternidade

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde) realiza periodicamente visitas das gestantes à maternidade do Hospital Santa Bárbara, em parceria com a própria entidade. A ação iniciada no ano passado tem o objetivo de transmitir maior segurança e informações sobre a gestação, o parto e os primeiros cuidados com os recém nascidos. Cinquenta gestantes já participaram das visitas.

Os encontros são realizados às sextas-feiras, a partir das 8 horas, com a participação de seis gestantes. As futuras mães interessadas em participar devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência e preencher uma ficha cadastral. A equipe da unidade encaminha a lista de interessadas ao NES, que posteriormente agenda as visitas, entrando em contato com as gestantes semanalmente confirmando a participação.

A coordenadora do NES, Joceane Moura Ribeiro, ressaltou que as visitas foram iniciadas no ano passado, quando passaram a ser monitoradas pelo NES. Segundo ele as gestantes cadastradas nas UBSs são encaminhadas e acolhidas no setor, sendo acompanhadas durante as visitas à maternidade por uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, composta por enfermeiro ou técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde e um profissional do próprio setor.

Após a visita, a equipe do Núcleo aplica um questionário objetivo, para verificar a efetividade da ação e a impressão das gestantes. “Observamos que elas ficam mais seguras após a visita, por meio das informações que obtém e do conhecimento prévio da estrutura da maternidade. Verificamos também a necessidade de introduzir outros tópicos importantes a serem abordados, relacionados ao aleitamento materno do recém nascido, saúde bucal da gestante e do futuro bebê, entre outras, que já estamos adequando para os próximos encontros”, completou Joceane.

Foto: Divulgação

Assessoria de Imprensa

Comentários

Leia também...