29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde promove ações alusivas ao Dia do Portador de Chagas

Compartilhe essa notícia!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste realiza na próxima semana uma série de ações alusivas ao Dia do Portador da Doença de Chagas, de acordo com a Lei Municipal nº 3461/2013, de autoria do vereador Antonio Pereira. O objetivo é orientar sobre a doença, transmitindo maior segurança no atendimento dos profissionais, portadores da doença e seus familiares, além do acolhimento ao paciente com história de residência em áreas endêmicas.

A programação será aberta na quinta-feira (10), às 14 horas, com uma palestra no Salão Nobre da Secretaria de Educação, ministrada pelo médico Eros Antônio de Almeida, do GEDOC (Grupo de Estudos em Doença de Chagas) do Hospital das Clínicas da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Destinada aos profissionais da Saúde, portadores da doença, familiares e população interessada, a palestra terá como tema “Doença de Chagas: situação atual no Brasil”.

“A Doença de Chagas constitui um problema de saúde em algumas regiões do país. No Estado, a presença do vetor da doença, assim como a transmissão felizmente não são registrados há mais de 40 anos. Ainda assim, no município atendemos pacientes crônicos, oriundos de outros Estados”, explicou a coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena.

Entre os dias 14 e 17 de abril, serão realizadas atividades e orientações sobre o tema com Salas de Espera Ativa nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com orientações sobre a doença, principais sintomas, áreas endêmicas, fluxo de atendimentos e redução de danos ao portador. “Iremos realizar ações nas unidades, utilizando o espaço da sala de espera, orientando a população que não tem conhecimento prévio sobre esta enfermidade. O acolhimento ao paciente chagásico e seus familiares é fundamental e o profissional de saúde esclarecerá sobre o fluxo de atendimento”, completou Patrícia.

Doença de Chagas

É uma doença transmissível causada por um parasita, transmitida principalmente por meio do “barbeiro”. A transmissão se dá pelas fezes que são depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o mesmo suga o sangue. No município, o Dia Municipal do Paciente Chagásico é lembrado no dia 14 de abril, de acordo com a Lei Municipal nº 3461/2013.

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!