29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde inicia projeto para melhorar acolhimento em Americana

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Atenção à Saúde e o NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização), realizou nos dias 25 e 31 de agosto, na ESF (Estratégia Saúde da Família) do Jardim Alvorada e na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ipiranga, respectivamente, uma capacitação sobre acolhimento para aproximadamente 30 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, pessoal de apoio e recepção.

 

Ambos os eventos fazem parte de um projeto-piloto que deverá se estender nos próximos meses para outras unidades de saúde. O objetivo é implantar práticas e processos de acolhimento, visando melhorar a acessibilidade do usuário e a escuta dos profissionais.

 

A coordenadora do NEPH, Eliana Vilas Boas, explica que os encontros irão proporcionar espaços de reflexão sobre a forma com que os pacientes têm sido acolhidos e buscar, durante a rotina de trabalho, melhorar cada vez mais a relação profissional-usuário. “Com a implantação do acolhimento à demanda espontânea, haverá a ampliação da capacidade clínica e de cuidado por toda a equipe”, considerou.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o acolhimento possibilita a criação de vínculo e confiança dos usuários com as equipes e os serviços de saúde, além de ser uma das diretrizes mais importantes da Política Nacional de Humanização do SUS (Sistema Único de Saúde).

 

 

Unidade de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!