Piracicaba Saúde 

“Saúde da mulher e suas vulnerabilidades” foi tratado nos bairros de Piracicaba nesta quarta-feira.

O Conselho Municipal da Mulher – CMM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), e a Secretaria Municipal de Assistência ao Desenvolvimento Social (SMADS), promoveu nesta quarta-feira (27) em comemoração ao mês da mulher, as palestras “Igualdade de Gênero e Violência contra a Mulher”, no CRAS da Novo Horizonte e “Autoconhecimento e Valorização da Mulher” no CRAS Jardim São Paulo.

Os eventos vêm sendo realizados desde o dia 08 de março, com uma intensa programação composta por reflexões sobre saúde e bem estar, oficinas, palestras e roda de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social e abrangem todas as regiões do município.

A presidente do Conselho, Laura Maria Pires de Queiroz, afirma que todas as pautas de políticas públicas estão relacionadas á mulher, sendo que além do enfrentamento á violência, da educação pela igualdade e cidadania, a saúde é uma das mais importantes.

“As mulheres constituem a maioria da população brasileira e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde. Portanto, é fundamental que as políticas públicas de saúde garantam às mulheres o direito à vida e à saúde, garantias fundamentais conforme a Constituição Federal. Mesmo assim, percebe-se na sociedade e no Sistema de Saúde brasileiro desigualdade entre mulheres brancas, negras e homens, associadas às questões de gênero, raça, etnia, classe social e orientação sexual”, destaca.

Ela afirma que a temática está no Plano Anual de Trabalho do CMM e que o objetivo dos encontros é contribuir na reflexão da Saúde Integral das Mulheres e Suas Vulnerabilidades, promovendo a desconstrução da desigualdade de gênero e o enfrentamento da violência.

Os encontros continuam com a seguinte programação, os interessados devem comparecer aos CRAS relacionados, nos dias e horários destacados.

Data: 28/03/18

Horário: 09h00

Local: Centro Social Santo Antonio

Rua Washington Lopes Abelha, s/n, Bairro Santo Antonio

Palestra: “Igualdade de Gênero e Violência contra a Mulher”.

Palestrante: Profª. Mestre Ana Cláudia Almeida (Psicóloga da Proteção e Atendimento Especializado á Famílias e Indivíduos – PAEFI)

Público Alvo: Beneficiárias de Programas de Transferência de Renda. Sugere-se, podendo ser aberto ao público geral. Parceria com o Conselho Municipal da Mulher.

 

Data: 28/03/19

Horário: 09h00

Local: Varejão do Bairro Água Branca

Av. Edne Rontani Basset

Palestra: Violência Obstétrica e Parto Humanizado

Palestrantes: Maria Carolina dos Anjos e Tiê Graneto – Coletiva Maternália

Público Alvo: Famílias do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, BPC (Escola) e famílias do território.

 

Data: 29/03/19

Horário: 14h00

Local: CRAS Mario Dedini

Av. Luiz Ralph Benatti, 1400 – Mário Dedini

Evento: Dia de Beleza (Saúde e Bem Estar) – CRAS MULHER

Ações de beleza como, escova, trança, manicure para as mulheres;

Público Alvo: Beneficiárias de Programas de Transferência de Renda. Sugere-se convidar grupos diversos dos PSF e CRAB e UBS

Parceria o Centro de Artes e Ofício – CAOF

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta