29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saúde alerta para combate à dengue em S.Bárbara

Compartilhe essa notícia!

Representantes de setores da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste estiveram reunidos nesta terça-feira (4) para debaterem ações de combate à dengue no município. Em encontro ocorrido no CEO (Centro de Especialidades Odontológicos) e que contou com a participação de membros das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, o cenário atual e as perspectivas de casos em 2014 foram levantados.

 

Reunião Dengue 03 - imprensaO alerta sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypiti, transmissor da doença, é de fundamental importância. Segundo o secretário de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Laerte Zucolo, a maioria dos criadouros encontrados no município está em residências, fato que preocupa a pasta. Sendo assim, ações básicas de prevenção, somadas ao trabalho realizado pela Prefeitura e pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, devem ser constantes. “O que vemos é que o foco está dentro da casa das pessoas e isso é muito preocupante. Com ações simples, novos casos podem ser evitados”, explicou o chefe da pasta.

 

Além disso, a identificação e notificação de casos por parte de técnicos e profissionais da Secretaria de Saúde é de fundamental importância. “Todos têm a sua responsabilidade. Identificando os casos, conseguimos estabelecer ações nos locais onde o mosquito está circulando. Portanto, em caso de sintomas da doença, o cidadão deve procurar pela Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível”, acrescentou Zucolo. “Atualmente temos 54 casos positivos da doença. Entretanto, nos próximos meses, esse número deve aumentar consideravelmente. A perspectiva é preocupante e deve servir de alerta a todos nós”, finalizou.

 

Entre as ações de prevenção, a Secretaria de Saúde alerta a população para tampar reservatórios de água – como cisternas, caixa d’água, tanques e fossas -, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, manter pneus cobertos evitando acúmulo de água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta.

 

A população também deve colocar areia nos pratinhos de plantas, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde.

 

Fotos: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!