28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Santa Bárbara tem demanda reprimida de 891 ressonâncias e tomografias

Compartilhe essa notícia!

Em resposta ao requerimento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre a realização de exames de diagnóstico por imagem – ressonâncias, tomografias e mamografias – a Prefeitura informou que, atualmente, há uma demanda reprimida de 540 ressonâncias magnéticas e 351 tomografias. Não há fila para mamografia.

A Secretaria de Saúde informou que os agendamentos de todos os procedimentos são realizados pela Central de Regulação Municipal e ocorrem conforme as solicitações médicas, distribuídas dentro do total de vagas mensais.

São realizadas, mensalmente, uma média de 66 ressonâncias magnéticas, 170 tomografias e 350 mamografias no Município.

Questionada sobre o tempo de espera para realização desses exames, a Prefeitura esclarece que no SUS o atendimento é preconizado através da classificação de risco, sendo realizada por uma regulação médica, segundo a qual os exames são priorizados de acordo com a hipótese diagnóstica de cada caso. “Dessa forma é muito difícil determinar o tempo de espera, uma vez que está atrelada a hipótese diagnosticada de cada situação”, informou a resposta da Secretaria de Saúde.

Ainda de acordo com a resposta, os exames de mamografia e tomografia são contratados através de convênio firmado entre o Município e o Hospital Santa Bárbara. Já o exame de ressonância magnética foi feita licitação e a empresa vencedora foi o Núcleo Tecnológico de Estudo do Corpo Humano. Contrato no valor anual de R$ 399.200,00, referente a 600 ressonâncias sem contraste e 200 ressonâncias com contraste.

Sobre a aquisição de equipamentos para a realização desses exames, a Secretaria de Saúde informou que a demanda mensal de tais exames não comporta a aquisição. A recomendação do Ministério Público, com base nas recomendações da OMS, é de que a base populacional necessária para a instalação desse tipo de equipamento é de, no mínimo, um milhão de habitantes, sendo que o município de Santa Bárbara apresenta atualmente uma população um pouco inferior a 200 mil habitantes. Mesmo se houvesse a aquisição de um equipamento desse porte com recursos próprios, este possivelmente não seria credenciado a rede SUS pelos mesmos motivos citados, respondeu a Prefeitura.

A resposta diz, ainda, que o município tem conseguido vagas em serviços do Estado para agendamento desses exames.

 

 

Assessoria de imprensa
Foto ilustrativa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!