16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Santa Bárbara D’Oeste ganha nova obra literária

Compartilhe essa notícia!

Ricardo Martins foi convidado pela Fundação Romi para participar da  2ª edição do livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” em comemoração ao bicentenário do município.

A 2ª edição do livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” é uma iniciativa da Fundação Romi, e tem narrativa do renomado escritor convidado, José Pedro Martins. A obra, que será lançada em comemoração ao bicentenário do município, também tem a participação especial do premiado fotógrafo, Ricardo Pereira Martins.

 

“José Pedro Martins, autor da 1º edição deste livro, publicada em 2007, volta para revisitar o texto atualizado nesses 10 anos que seguiram a este importante projeto, sobretudo, em um momento único de nossa cidade. O fotógrafo Ricardo Pereira Martins também foi uma escolha importante e valiosa para o contexto estético do livro, haja vista sua trajetória. Queríamos retratar nossa cidade com maestria”, pontua Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi e Coordenador Geral do projeto. “A coordenadora do nosso Centro de Documentação Histórica, Sandra Edilene de Souza Barboza, tem atuado intensamente, junto ao autor e ao fotógrafo, para contextualizá-los historicamente acerca do município, principais trechos, pontos e narrativas que serão valorizados nesta nova edição, além de também ser a responsável por todo um trabalho de revisão histórica dos textos e contextos da nova obra”, conclui.

 

O livro será lançado no próximo dia 3 de Dezembro e conta com cerca de 80 fotografias de Ricardo Martins, que esteve no município durante os meses de Abril e Maio para produzir as fotos e o conteúdo do livro. “Fiquei muito feliz em receber o convite e com a responsabilidade depositada em meu trabalho, para ser o fotógrafo e editor de um livro que comemoraria o aniversário de 200 de uma cidade, que tive a oportunidade de conhecer e passar a admirar sua história” conta o fotógrafo.

 

Mais sobre “História de Santa Bárbara D’Oeste”

A 2ª edição do livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” é uma iniciativa da Fundação Romi, apresentada pelo Ministério da Cultura sob a proponência da Editora Kongo, patrocinada pela DENSO do Brasil e Indústrias Romi através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Este projeto mostra a trajetória da cidade que celebra seus 200 anos. Ainda segundo o Superintendente da Fundação Romi a obra, quando do seu lançamento, será disponibilizada para os espaços municipais e todas as bibliotecas de escolas públicas e privadas de Santa Bárbara d´Oeste e municípios do entorno, cumprindo desta forma o papel social das organizações privadas, Indústrias Romi e DENSO do Brasil, que viabilizaram esta ação através de incentivo fiscal. O livro “História de Santa Bárbara d´Oeste” também corrobora com a missão da própria instituição promotora, organização esta que preserva e dissemina a memória do município.

 

Sobre o fotógrafo Ricardo Pereira Martins

Ricardo, que é fotógrafo e jornalista de formação, se dedica a fotografar a natureza desde 2002, em especial aves. Segundo ele, uma das intenções é mostrar emoção e as expressões dos diferentes animais fotografados. Porém, nesse último trabalho Martins se dedicou a fotografar espaços públicos utilizando imagens com movimento corporais, cores e formas. Martins já fez trabalhos internacionais para o National Geographic e é vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria de melhor fotografia.

 

Sobre o autor José Pedro Martins

 

José Pedro Soares Martins é jornalista e escritor, autor de livros em meio ambiente, história, cidadania e cultura. São vários títulos relacionados a questões da Região Metropolitana de Campinas, como “A luta pela água nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari” (Editora EME, 1993, com João Jerônimo Monticelli), “Agenda 21 Municipal na Região Metropolitana de Campinas” (Editora Komedi, 2002), “Sumaré dá volta por cima” (Komedi, 2003), “Fundação Romi – 50 anos” (Komedi, 2007), “História de Santa Bárbara D´Oeste” (Komedi, 2007) e “Região Metropolitana de Campinas – Do nascimento à maturidade” (Agemcamp, 2008). Coordenou a Agenda 21 da Região Metropolitana de Campinas e o Fórum Regional do Meio Ambiente no SESC-Campinas (com José Ildefonso Martins). Recebeu entre outros prêmios: International Media Awards (Genebra, Suíça, 1992 e 1995), Prêmio Ethos de Jornalismo (2003), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), Prêmio INEP de Jornalismo (2017), Prêmio ABAG-Ribeirão Preto de Jornalismo (2017) e Prêmio de Jornalismo Cidades Iberoamericanas de Paz (2018).

 

Sobre o Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi

 

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para a memória do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizado à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!