fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Saiba quais cuidados tomar na hora de trocar de carro

Se você está pensando em trocar de carro, é preciso dizer que alguns cuidados devem ser tomados para que a nova negociação seja vantajosa, evitando possíveis prejuízos posteriores. 

 

Seja na compra de um carro usado, ou de um novo, é necessário conhecer todo o processo e quais são os trâmites envolvidos, para cumprir uma cronologia adequada.

 

Enquanto é preciso emplacar o veículo e pagar taxas referentes ao registro de um carro novo, ao comprar um automóvel usado é importante passar por uma vistoria veicular completa, verificando toda a estrutura e funcionamento do bem.

 

Isso quer dizer que antes de trocar o seu carro é essencial que você analise previamente o que essas alternativas exigem e como você pode optar pela que faça mais sentido para o seu orçamento e para a sua família. 

 

Assim, escolher o modelo do automóvel, conhecer a sua mecânica e entender os trâmites para adquirir outro veículo é fundamental para tornar a negociação interessante e positiva para o novo proprietário. 

 

Por isso, se você quer trocar de carro e ter a segurança de estar tomando a decisão certa, siga na leitura deste artigo e conheça os principais cuidados que você deve ter nesse momento. 

Quero trocar de carro. E agora?

Ter um carro exige uma série de responsabilidades por parte do proprietário. Além de garantir que a CNH vencida 30 dias seja renovada em tempo hábil, é preciso pagar em dia os impostos veiculares e garantir a manutenção correta do automóvel. 

 

Mesmo para quem ainda não tem um carro, é fundamental entender mais sobre o processo de compra, tanto de novos modelos quanto daqueles que já foram usados. 

 

Existem algumas recomendações gerais que devem ser seguidas por quem quer trocar de carro, sendo algumas delas:

 

  • A pesquisa por preços atrativos;
  • O conhecimento das taxas de compra e regularização;
  • A necessidade de manutenção períodica;
  • O custo do seguro;
  • Entre outros pontos.

 

A primeira recomendação é que o comprador pesquise por preços atrativos até conseguir uma proposta interessante. As concessionárias de automóveis geralmente promovem descontos chamativos, ou se dispõem a pagar alguma das taxas veiculares. 

 

Para carros antigos, uma das vantagens oferecidas ao interessado é o pagamento da transferencia de veiculo, que pode ser uma oferta positiva para quem quer trocar de carro. 

 

Você também deve tomar conhecimento sobre as taxas de compra e de regularização de automóveis novos ou usados. Na compra de um veículo zero quilômetro, é preciso realizar o primeiro emplacamento, por exemplo.

 

Já para os carros antigos, é fundamental fazer a transferência de titularidade, mas para isso todas as outras taxas como IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), seguro obrigatório e licenciamento de veículo devem estar quitadas. 

 

Além disso, é importante lembrar que ter um carro requer manutenções periódicas. Por isso, é essencial buscar por um modelo que seja conhecido por uma demanda de reparos baixa, assim como fazer as trocas e substituições de peças no prazo recomendado. 

 

Isso vai garantir que o funcionamento geral do automóvel seja preservado, impedindo que consertos adiados reflitam em outras peças e sistemas do carro. 

 

Ter um veículo pode implicar na contratação de um seguro automotivo. Os valores para a cobertura anual vão depender do modelo escolhido. Sendo assim, pode ser interessante consultar a média de valores antes de realizar a troca do seu automóvel. 

 

Seguir essas recomendações pode ser a maneira mais eficiente de escolher o novo carro com assertividade e garantir uma compra satisfatória. 

Cuidados na troca por um carro novo

Muitas pessoas desejam comprar o seu carro novo e, por isso, é importante saber no que se deve estar atento antes da compra. 

 

Uma das vantagens em adquirir um veículo zero quilômetro é não ter que se preocupar com a mecânica automotiva, já que o carro nunca foi usado. 

Além disso, o modelo possui garantia de fábrica, cobrindo qualquer pane que não tenha sido decorrente de mau uso. 

 

Outro benefício de optar por um modelo novo é escolher os mais modernos, com design inovador e diferenciado. 

 

Ao comprar um carro novo, o interessado ainda pode decidir quais itens opcionais ele quer incluir no seu veículo, fazendo com que o modelo atenda às expectativas e ofereça maior conforto e eficiência. 

 

Essas escolhas antecipadas também entram na garantia do veículo, sendo uma tranquilidade a mais para o comprador. 

 

Afinal, ao inserir o ar condicionado e um rádio no seu automóvel, por exemplo, a bateria automotiva deve ser suprir a potência exigida para o uso de diferentes equipamentos ao mesmo tempo. 

 

Ao optar pela instalação desses itens no seu carro, ele virá devidamente preparado para oferecer o suporte para todos os equipamentos presentes. 

 

Do mesmo modo que comprar um carro novo apresenta uma série de vantagens, há alguns pontos que devem ser considerados pelo motorista.

 

Normalmente, um automóvel zero quilômetro possui maior porcentagem de depreciação, além de IPVA e seguro automotivo mais caros. Isso porque essas taxas e impostos são calculados levando em consideração o valor do bem. 

 

Também é importante optar por modelos de carros das fabricantes que são bem-avaliadas no mercado. Dessa maneira, você terá maior segurança ao comprar um novo carro, além de contar com a reposição de peças no mercado de maneira constante. 

 

Esses cuidados vão garantir uma compra satisfatória, e fazer com que o motorista não tenha surpresas posteriormente. 

Cuidados na troca por um carro usado

Se você decidiu optar pela compra de um carro usado, essa pode ser uma ótima oportunidade de adquirir um veículo em excelente estado e por um preço bastante atrativo. 

 

Assim como na compra de um veículo novo, também é preciso estar atento a alguns elementos para ter a certeza de ter optado por uma negociação vantajosa. 

 

Normalmente, os carros usados possuem valores menores, mesmo que eles tenham a data de fabricação recente. 

 

Isso se dá porque a depreciação de um carro zero quilômetro é maior do que a de um carro já usado, o que torna a compra deste tipo de veículo muito mais atrativa. 

 

Levando em consideração o valor do seguro automotivo, essa também é outra vantagem: o custo da contratação anual se torna menor do que os modelos novos. O IPVA segue a mesma linha, levando em consideração o preço de tabela do automóvel.

 

Mesmo que você tenha que fazer uma transferência de veículo de outro Estado, caso tenha encontrado uma boa oportunidade em uma região diferente da sua, é possível negociar esse ponto com o vendedor da loja. 

 

Assim como existem várias vantagens para a compra de usados, também é preciso estar atento aos elementos que influenciam em uma boa compra. Isso quer dizer que você deve procurar uma oportunidade interessante e investigar as condições do automóvel. 

 

É essencial que você faça um test drive para verificar conforto e dirigibilidade. É importante também levar o automóvel para uma revisão rápida, já que um carro fazendo barulho pode significar que há algum reparo pendente. 

 

Caso você tenha gostado do veículo e ele precise passar por uma manutenção, você pode negociar esse ajuste com o vendedor, abatendo no valor ou solicitando que ele resolva o problema antes de fechar a compra com a loja. 

 

Para não correr o risco de adquirir um carro depreciado, verifique a lataria do veículo, que deve estar íntegra, sem arranhões ou amassados. Com isso, você garante que o carro esteja em perfeito estado estético, o que valoriza a sua compra.

 

Também é essencial verificar se todos os documentos relacionados ao carro estão pagos. IPVA de anos anteriores, licenciamento e seguro obrigatório devem estar quitados. 

 

Caso encontre multas ligadas ao RENAVAM, você deve solicitar a regularização da situação para não ter problemas posteriores. 

 

Com a mecânica, a lataria e a documentação em dia, você já pode fechar a compra e garantir uma boa aquisição para a sua família. 

 

No próximo passo, é necessário agendar uma vistoria de transferência, de modo que a alteração de titularidade do carro possa ser feita adequadamente para o nome do comprador. 

 

Assim, a negociação se conclui de maneira vantajosa, rendendo uma ótima compra para o motorista.

Outras considerações sobre a troca de carro

Comprar um carro é uma decisão séria, que deve ser tomada com a avaliação prévia das condições do veículo e da situação financeira do comprador. 

 

Escolher um automóvel que atenda às necessidades do motorista deve ser a primeira preocupação, seguindo os outros cuidados abordados para a compra de um modelo novo ou usado. 

 

Após o fechamento da compra, você deve se preocupar com a segurança e a manutenção periódica do seu automóvel. 

 

Por isso, esteja sempre em dia com o pagamento das parcelas do seu seguro, e agende um horário na oficina mecânica para verificar as condições do carro, fazendo a troca de óleo e de outros componentes no período indicado pela fabricante. 

 

Além de garantir a segurança dos ocupantes do veículo, você ainda preserva o carro da maneira ideal, fazendo com que ele esteja sempre bonito e em ótimas condições de funcionamento. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Pro auto net, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários