28 de março de 2024

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Saiba como engajar seu público com o Facebook

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O Facebook é a rede social mais popular do mundo, tendo mais de 2,5 bilhões de usuários mensais, segundo dados da própria empresa. É difícil conhecer alguém que não tenha um perfil na plataforma e, por conta disso, as empresas reconheceram o potencial da ferramenta.

 

Hoje em dia, o Facebook já faz parte de 92% das empresas e mais de 70% dos usuários estão conectados a pelo menos uma página de negócios, gerando mais de 645 milhões de visualizações por semana e 13 milhões de comentários.

 

Sendo assim, é possível encontrar de tudo na rede social: desde um empreendimento especializado em locação de impressoras SP, loja de roupas, até mesmo profissionais autônomos que prestam serviços.

 

No entanto, apesar do potencial da rede, com a grande quantidade de empresas na plataforma, a concorrência é cada vez mais acirrada e exigente. Sendo assim, é preciso adotar estratégias para melhorar a interação do público.

 

No artigo de hoje, saiba como engajar seu público com o Facebook e conheça algumas dicas de marketing nas redes sociais. Acompanhe a leitura!

O que consiste o engajamento no Facebook?

O engajamento no Facebook não é uma via de mão única, considerando apenas as interações dos usuários com a página das empresas. Aliás, levar somente isso em consideração é o primeiro passo para ter uma estratégia falha.

 

Sendo assim, é importante compreender o engajamento como as iniciativas que envolvem a experiência do consumidor, incluindo as interações (comentários, likes, compartilhamento, comunicação com as empresas, entre outros).

 

Diante disso, deve-se preparar a sua página de negócios para o compartilhamento de conteúdo de qualidade, direcionando materiais específicos para a persona.

 

Além do mais, vale a pena considerar o próprio perfil do consumidor moderno, que não está interessado somente em uma propaganda massiva sobre o serviço de aluguel de tendas para festas, mas sim em um conteúdo direcionado e de qualidade.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Buzzsumo, existem alguns tipos de materiais que promovem um engajamento maior no público, como:

 

  • Preferir o compartilhamento de vídeos;
  • Realizar postagens na segunda-feira;
  • Fazer publicações com menos de 50 palavras;
  • Compartilhar links de redirecionamento;
  • Integrar postagens do Instagram e do Facebook.

 

Embora o levantamento traga informações importantes a respeito de como produzir conteúdos para o Facebook e obter melhor engajamento, é necessário ressaltar que cada uma das empresas possui suas particularidades.

 

Diante disso, é fundamental realizar testes para medir a eficácia de cada campanha e, desse modo, identificar qual conteúdo é melhor para o seu negócio.

Como medir o engajamento com o Facebook?

Cada rede social tem a sua forma de indicar a taxa de engajamento dos usuários. No caso do Facebook, a forma mais direta de fazer essa análise é por meio das reações do público, como curtidas, compartilhamentos e comentários.

 

No entanto, é imprescindível compreender o que cada uma dessas interações significa, uma vez que não adianta ter uma grande quantidade de curtidas, mas não ter uma boa conversão de leads (potenciais clientes).

 

O próprio Facebook recentemente publicou uma nota a respeito das interações do público, dizendo como elas contribuem para o rankeamento de um conteúdo na rede social, indo além da quantidade de curtidas.

 

Ou seja, quanto maior é o engajamento, maior é a chance de outras pessoas descobrirem o seu conteúdo.

 

Sendo assim, ao produzir um material sobre lapidação de concreto, por exemplo, se a sua publicação tiver um bom engajamento, é provável que novos usuários conheçam seu negócio, gerando mais oportunidades de venda.

 

Por esse motivo, é necessário definir postagens que incentivem as reações positivas do seu público. Desse modo, o seu conteúdo irá aparecer na timeline dos usuários.

 

Para ter efetividade na sua campanha, o primeiro passo é definir uma meta. Afinal de contas, é por meio desse planejamento que se pode orientar o conteúdo.

7 dicas para aumentar o engajamento da sua página no Facebook

Diante da importância do engajamento para o Facebook, várias empresas investem em campanhas para melhorar o nível de interação de seu público. No entanto, além do planejamento, é necessário conhecer algumas técnicas de publicações.

 

A seguir, separamos algumas dicas de como aumentar o engajamento da sua página no Facebook. Confira!

1 – Crie conteúdos com perguntas

É importante estimular a interação dos seus seguidores e, uma forma de fazer isso, é por meio da elaboração de perguntas no seu conteúdo.

 

Por exemplo, na divulgação de um sistema de alarme de incêndio, a sua empresa pode lançar o questionamento: “você sabe para quê serve o dispositivo de detecção de fumaça? Veja aqui!”.

 

Percebe-se que é uma postagem que lança a mão de um questionamento, sempre relacionando o conteúdo com serviços da sua empresa.

2 – Não perca o timing das publicações

Ter um bom timing na produção do seu conteúdo é uma forma de melhorar o marketing da sua página e incentivar o engajamento dos usuários.

 

Para isso, é necessário que a sua empresa realize experimentos e testes de suas campanhas, para verificar quais são os melhores horários para compartilhar conteúdos. Desse modo, fica mais fácil planejar o momento ideal de cada postagem.

 

Sendo assim, se o seu negócio especializado na venda de caixa d água metálica tem um engajamento maior na terça, após às 18h, vale a pena montar um cronograma direcionado, tornando a interação muito mais assertiva.

3 – Faça concursos na sua página

A promoção de concursos na página do seu negócio é uma forma muito interessante de promover o engajamento, embora seja recomendável não exagerar nesse tipo de estratégia.

 

Outro ponto que merece destaque é que todos os tipos de concursos, mesmo quando realizados nas redes sociais, precisam estar de acordo com a Lei no 5.768. Caso contrário, corre-se o risco de penalidade e o seu negócio pode perder a página no Facebook.

 

A realização de sorteios é uma maneira de promover o seu negócio e aumentar a visibilidade, bem como o alcance do seu conteúdo.

 

Uma dica é dar preferência ao sorteio de produtos que estejam em lançamentos, bem como serviços novos na sua empresa. Um exemplo é sortear um alarme para comercio que acabou de ser desenvolvido pelo seu negócio.

4 – Use imagens em suas publicações

Vivemos em um mundo com grande apelo imagético. Por esse motivo, uma maneira de garantir a interação dos usuários com o seu conteúdo é compartilhando postagens com imagens e recursos visuais.

 

Segundo um levantamento da Social Media Examiner, 93% das publicações mais atraentes do Facebook têm pelo menos uma imagem.

 

Ou seja, ao falar de um adesivo borracha, por exemplo, vale a pena compartilhar uma foto do produto em conjunto com a sua publicação, indo além do texto.

5 – Escreva bons CTAs

Os CTAs (Call to Action) são elementos que chamam o seu usuário para alguma ação, como clicar em um hiperlink, interagir com o conteúdo, entrar em contato com a empresa, entre outras atitudes.

 

No Facebook, é importante que as suas publicações sejam acompanhadas de um CTA chamativo, para incentivar o engajamento dos seguidores. 

 

Essa chamada não necessariamente precisa ser um botão, mas um texto enfático é capaz de solucionar o problema.

 

Por exemplo, ao divulgar o suporte para folha A4, um modelo de CTA é: “Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe com os seus amigos!”.

6 – Use uma linguagem familiar

Para alcançar um bom engajamento com as suas publicações, é necessário conhecer bem o seu público-alvo, para criar postagens com uma linguagem familiar, isto é, que faça sentido aos leitores.

 

Essa é uma maneira de conversar com os usuários, garantindo que eles se sintam próximos da sua marca.

 

Sendo assim, se a maioria dos seus clientes são jovens, vale a pena adotar uma abordagem mais informal, com uma linguagem adaptada a esse público. Dessa forma, a compreensão e a identificação dos seus seguidores é facilitada.

7 – Recicle conteúdos que já foram compartilhados

Outra dica que ajuda muito no engajamento do seu conteúdo é reciclar as publicações que tiveram muitas interações no passado. 

 

A sua empresa pode repostar o material ou até mesmo atualizá-lo, fazendo com que novos usuários conheçam a publicação e que tenham interesse no conteúdo.

Conclusão

O engajamento no Facebook é uma das maneiras mais eficientes de tornar a sua página de negócios popular no mercado online, já que as interações dos usuários são responsáveis por disseminar o seu conteúdo para novos públicos.

 

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como promover esse engajamento de modo eficiente, no entanto, vale a pena investir em um bom planejamento de marketing para as redes sociais, considerando todas as especificações do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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