19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Saiba como cada rede social pode auxiliar no seu negócio

Compartilhe essa notícia!

Depois do surgimento da internet, a sociedade nunca mais foi a mesma. Ações, como se manter conectado com parentes e amigos no decorrer do dia ou tirar dúvidas em ferramentas de busca, já fazem parte do cotidiano das pessoas. 

 

Com isso em mente, as empresas vêm realizando um investimento massivo para aumentar a visibilidade delas através do local em que boa parte dos consumidores estão: nas redes sociais. 

 

Esse fato pode ser justificado por números: atualmente, pesquisas demonstram que existem cerca de 3 bilhões de usuários ativos dentro das redes sociais, um dado que oferece uma boa visão do alcance da internet nos dias de hoje.

 

Nesse sentido, o artigo a seguir irá demonstrar a importância que as redes sociais possuem hoje para o mercado, buscando demonstrar as capacidades e vantagens que cada uma oferece.

 

O que caracteriza as redes sociais?

As redes sociais são conhecidas como espaços que promovem uma conexão entre inúmeras pessoas ao mesmo tempo, independentemente de onde elas estão. É dentro delas que se torna possível criar relações com outros usuários que, muito provavelmente, compartilham dos mesmos interesses, visões de mundo e gostos. Dessa forma, pode-se gerar novas conexões ou manter aquelas já existentes.

 

Na atualidade, a fama das redes sociais ultrapassou inúmeros recordes, sendo que certas pessoas até acham estranho quando alguém não está dentro de uma. Por essa razão, empresas (desde as mais pequenas até grandes organizadoras de festa de bodas de prata, por exemplo), instituições, ONG’s e até mesmo órgãos públicos estão criando perfis nas redes sociais com o intuito dessa nova era digital.

 

E por que as redes sociais são tão importantes?

Partindo novamente aos números, é possível encontrar pesquisas, tais como uma feita pela MarketingSherpa, a qual afirma que 95% dos adultos que possuem idades entre 18 e 34 anos seguem perfis de marcas dentro das redes sociais. Mesmo que essa pesquisa tenha sido feita nos Estados Unidos, pode-se perceber que a mesma tendência ocorre dentro do Brasil. 

 

Isso porque, de acordo com relatórios desenvolvidos pela Data Reportal, o povo brasileiro é o segundo possui uma maior média de tempo passado dentro das redes sociais, perdendo apenas para os filipinos, os quais gastam um tempo médio de 4 horas por dia. 

 

Essa realidade é decorrente do avanço tecnológico dentro da sociedade, o qual facilitou demasiadamente o acesso à internet e a dispositivos móveis tais como celulares, tablets e notebooks.

 

Tendo isso em mente, uma empresa que vende equipamento de aquecimento solar residencial, por exemplo, consegue adentrar esse espaço para juntar em um mesmo lugar o entretenimento dos usuários e as suas necessidades de consumo, fazendo uso da interatividade, da informação e da produção de conteúdo de qualidade para conquistar públicos. 

 

Além disso, as redes sociais possuem algoritmos os quais permitem que os seus usuários visualizem conteúdos que tenham maior afinidade com os seus interesses. Portanto, tomando como base o comportamento de cada pessoa dentro da internet, as empresas conseguem direcionar as suas ações através de estratégias específicas.

 

As diversas redes sociais e as suas vantagens

É bem grande o número de redes sociais que existem dentro da internet, cada uma carregando seu propósito principal e as suas características que as definem. Assim, um bom planejamento de marketing digital precisa ser capaz de identificar as oportunidades que cada rede social oferece, para que as estratégias empresariais sejam potencializadas.

 

Nos dias de hoje, as principais redes sociais existentes são, em ordem decrescente de número de usuários ativos:

  1. Facebook;
  2. Youtube;
  3. WhatsApp;
  4. Facebook Messenger;
  5. Instagram;
  6. Twitter;
  7. Reddit;
  8. LinkedIn;
  9. Snapchat;
  10. Pinterest.

 

 

O Facebook

Contando com um público de mais de dois bilhões de usuários, o Facebook é considerado hoje a maior rede social do mundo. Suas características englobam dentro de um único lugar tudo que uma plataforma online precisa oferecer aos seus usuários. Outro detalhe é que o Facebook é uma importante ferramenta empresarial para a aquisição de novos clientes.

 

Vantagens:

1) Essa é a maior rede social do mundo: 

Como dito anteriormente, esse é um fato inegável, o que quer dizer que, se uma empresa não está dentro do Facebook, ela praticamente não existe aos olhos da sociedade. É por esse motivo que marcas de grande porte, como academias que oferecem aula de ginástica, por exemplo, participam do Facebook, utilizando o gigante volume de procura realizado dentro dessa rede social pelos usuários para receber atenção.

 

2) As vendas são mais fáceis: 

Além da capacidade do Facebook de dar voz e visibilidade para grandes e pequenas, tal rede social permite vendas mais facilitadas através de grupos específicos capazes de reunir marcas e compradores de produtos. Outra novidade é o marketplace desenvolvido pelo Facebook, onde é possível criar postagens que já direcionam os usuários para a compra online.

 

3) É possível se destacar: 

Apesar de muitas pessoas enxergarem o Facebook como um espaço virtual já bastante saturado pela grande presença de marcas ou de postagens de usuários, ainda vale a pena utilizar essa rede social para a criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes e totalmente inovadores. 

 

Isso porque, os algoritmos próprios do Facebook permitem que, quanto mais um usuário consuma um determinado conteúdo, maior será a quantidade de postagens mostradas para ele sobre esse mesmo assunto, possibilitando que as empresas desloquem melhor o consumidor dentro do funil de vendas.

 

 

O Instagram

Esta rede social possui propriedades as quais tornam o seu uso ainda mais especial. Fora isso, vantagens interessantes podem ser destacadas.

Vantagens:

1) Inúmeras oportunidades: 

O Instagram possui funcionalidades que geram grandes oportunidades de negócio dentro da rede social. Assim, postagens feitas no feed de empresas podem funcionar como uma forma de exposição de serviços e produtos de uma marca. Dentro de uma foto que mostra uma cortina de vidro varanda, por exemplo, é possível encontrar valores os quais, ao serem clicados, já direcionam o usuário para uma plataforma de compra.

 

2) Maior visibilidade: 

O Instagram é a rede social ideal para quem deseja prezar pela qualidade visual de uma empresa. Isso permite a criação de uma identidade visual capaz de envolver os milhões de usuários que estão expostos a conteúdos publicados. A vantagem disso tudo está no fato de que os conteúdos visuais são capazes de atrair intensamente as pessoas, auxiliando-as a conhecer os serviços e produtos oferecidos por uma empresa de buffet de boteco, por exemplo.

 

 

O LinkedIn

Partindo para outro tipo de rede social, o LinkedIn é a maior plataforma digital para o estabelecimento de conexões profissionais envolvendo empresas e profissionais.

 

Vantagens:

 

1) Oportunidades de negócio:

Devido ao intuito principal dessa rede social, ela possibilita que perfis empresariais conquistem novas oportunidades de negócios de maneira totalmente digital. Dessa forma, por exemplo, empresas de preenchimento labial masculino podem dialogar entre si, estabelecendo relações, parcerias e levando, até mesmo, à geração de leads, ou seja, potenciais compradores.

 

2) Potencializa a busca por funcionários e vagas: 

Como o LinkedIn é uma rede social composta por profissionais, boa parte deles estão lá dentro com o intuito de encontrar novas vagas de trabalho. Portanto, essa é uma vantagem que pode ser utilizada por empresas para que bons candidatos possam ser encontrados e analisados por meio da forma como eles estão presentes nas redes sociais. Além disso, o próprio LinkedIn possui funcionalidades especiais, para que vagas sejam anunciadas e buscadas.

 

 

O Youtube

Assim como o Instagram, o Youtube é uma rede social que é extremamente pautada na publicação de conteúdos visuais. Nesse sentido, essa é a primeira vantagem dessa rede social.

 

Vantagens:

 

1) Grande potencial audiovisual: 

O Youtube, devido a sua capacidade de criar um fluxo de conteúdos audiovisuais de longa duração, permite que as empresas utilizem tal plataforma para expor conteúdos mais aprofundados sobre determinados assuntos. Além disso, é possível publicar vídeo-aulas, como uma aula de forró, por exemplo, de uma academia para que pessoas não praticantes se sintam interessadas pelo serviço oferecido.

 

2) Possibilidade de monetização: 

A monetização pode ser uma outra forma que uma empresa possui para lucrar. Todavia, conquistar dinheiro por meio da aplicação de anúncios dentro de vídeos deve ser o objetivo secundário de uma empresa, já que a ideia principal é que as marcas, tais como uma academia que possui treinamento funcional para crianças, por exemplo, gerem visibilidade através da entrega e publicação de conteúdos interessantes e relevantes.

 

Dessa maneira, pode-se perceber que o universo das redes sociais é bastante amplo e não deve ser limitado. Para conquistar a atenção dos consumidores, as empresas precisam ser capazes de inovar, tomando as ações corretas no momento certo e já dentro de um espaço ideal.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!