19 de abril de 2024

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Saiba alavancar o seu marketing no final de ano

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Aproveitar as oportunidades para fortalecer o relacionamento com seu cliente é sempre uma boa estratégia. Mas, você já pensou em fazer uma campanha de e-mail marketing  especialmente nessa época? Saiba que essa é uma ótima oportunidade.

As datas comemorativas são tidas como a chance perfeita para prospectar novos clientes e fazer uma campanha personalizada é algo que pode ajudar a alavancar seu faturamento no final de ano.

O Natal é um exemplo de comemoração que costuma movimentar bastante o mercado. As estatísticas não mentem: 7 a cada 10 brasileiros realizam compras pela internet e nesta época e as procura por presentes dispara na internet. 

Aliás, o maior buscador do mundo tem uma ferramenta conhecida como Google Trends que serve para mapear os temas do momento. Tal ferramenta pode auxiliar na inspiração de campanhas mais concretas.

Em 2018, uma das principais dúvidas dos internautas nessa época foi “como fazer laço de natal?”, segundo o Google. 

Neste contexto, casas de artesanato, lojas de artigos como fitas e decoradores podem aproveitar o momento para oferecer soluções relacionadas ao seu negócio.

O mesmo pensamento vale para outras comemorações que ocorrem nessa época do ano, como festas, férias, ano novo, entre outras. 

Afinal, como o marketing pode alavancar suas estratégias no final do ano? Se você não quer perder nenhum detalhe sobre o assunto, leia esse artigo e veja algumas dicas para alavancar suas estratégias!

Use o e-mail marketing e faça disparos personalizados

Fim de ano combina com décimo terceiro, presentes, férias e festas. Justamente por ser um período festivo, as projeções comerciais são mais altas, assim como as vendas costumam dar mais retorno devido às datas comemorativas.

Não tenha medo de fazer campanhas personalizadas ao enviar e-mails para seus clientes e potenciais clientes. Com o planejamento certo, a tendência é que a performance tenha mais sucesso no final do ano.

Além de mensagens criativas e marketing de conteúdo relevante, você pode pensar em recompensas para seu público.

Na ceia de natal e ano novo ou no amigo secreto, por exemplo, um produto que não pode faltar é comida. 

Nesse cenário, se uma empresa trabalha com doces gourmet e panetones, esse pode ser um momento perfeito para enviar aquele e-mail exclusivo com uma surpresa. 

Descontos, cestas personalizadas, frete gratuito. Fique à vontade para fornecer benefícios aos seus clientes. 

Trabalha com um público mais específico? Aproveite as oportunidades! Hoje há pessoas que só podem comer chocolate sem lactose chapada, alimentos sem glúten ou preferem opções veganas e vegetarianas.

Há nicho para todo mundo e você precisa conhecer o seu para elaborar uma campanha relevante. 

Confira algumas dicas gerais para fazer sua campanha decolar:

  • Estude os hábitos de consumo da sua persona nessa época;
  • Produza mensagens criativas, com linguagem de vendas;
  • Considere descontos especiais para seu público;
  • Analise a opção do frete grátis, a partir de um valor mínimo;
  • Envie brindes;
  • Agradeça seu cliente de forma cordial;
  • Agregue valor à campanha.

Um outro exemplo que vai de encontro à jornada de compra na prática é que nesse momento é comum as famílias receberem parentes e amigos para comemorar e, por isso, organizar a casa é algo muito valorizado. 

No caso de uma empresa que trabalha com artigos de decoração e acessórios para residências, montar uma lista de produtos com um tema que lembre a ideia de “ano novo, casa nova” pode ser interessante.

De suporte para banheiro de canto à toalhas decoradas para a mesa de jantar, você pode usar a criatividade para destacar as listas, de acordo com as preferências da persona.

Proporcione experiências com foco em captação

Experiências positivas, atendimento humanizado e nutrição positiva de relacionamento entre a marca e o consumidor são técnicas que ajudam a fidelizar os clientes antigos e captar os novos.

Por isso, foque no sucesso do cliente, de acordo com as especificidades da sua respectiva jornada de compra. 

Em uma situação na qual os clientes desejam organizar um evento, como o matrimônio ou aniversário infantil, transmitir boas experiências é fundamental para manter a reputação do empreendimento.

Lembre-se que os clientes podem ser os promotores da sua marca. Isso faz parte do brand marketing. 

Na prática, o conceito engloba as percepções e experiências do consumidor e saber agregar valor às campanhas, anúncios e serviços diz muito sobre seu marketing.

Você oferece buffet para casamento ao ar livre? Troque uma ideia com o responsável pela decoração do evento para harmonizar as talheres, pense na diversidade de paladares e ofereça provas gratuitas.

Para o caso de a captação ser feita por um site ou pelas redes sociais, é preciso ter atenção a alguns aspectos como:

  • Produza conteúdos relevantes para o público;
  • Trabalhe com fotos de qualidade, em boa resolução;
  • Tenha a opção de cardápios digitais;
  • Estude a possibilidade de uma newsletter exclusiva sobre o assunto;
  • Busque as tendências do momento.

Conteúdos exclusivos, recompensas e captação de leads

O que faz um visitante se tornar lead e um potencial cliente avançar no funil de vendas e tomar a decisão de compra?

Não existe uma única resposta para essa pergunta, mas as campanhas estruturadas para captação de leads, com soluções que vão de encontro ao seu momento de vida é algo que funciona.

Digamos que a persona de uma loja especializada em artigos para casa, mesa e banho, seja uma pessoa que deseja inovar na decoração e tem uma necessidade específica que é tornar o banheiro mais confortável.

Elaborar dicas rápidas sobre decoração, higiene, harmonização de ambientes e oferecer produtos como toalheiro para box de vidro, armários, saboneteiras, tapetes para box, entre outros é uma proposta de conteúdo que pode interessar esse público.

Com boas fotos, técnicas de copywriter (linguagem com foco em conversão para vendas) e gatilhos mentais que despertam a necessidade de resolver o problema são grandes aliados na construção de um e-mail marketing personalizado.

Para se ter uma ideia, considere uma escola de música que realiza aulas no meio presencial, mas tem uma plataforma online e deseja aumentar em 30% o número de matrículas para um curso de violão infantil no início do ano.

Assim como qualquer segmento, o indicado é não enviar esse e-mail para quem não tem esse interesse. Mas, para quem tem hábitos ou está ligado à um filho ou sobrinho que é o público das aulas. 

Ao disponibilizar uma aula gratuita online, com material de apoio para baixar, você pode atrair a atenção de quem está conhecendo a escola, ou seja, que está no topo do funil.

Além de uma landing page atraente, com conteúdo assertivo, você pode promover anúncios segmentados nas redes sociais e disponibilizar o benefício mediante um e-mail. 

Dessa forma, não se esqueça de criar um fluxo de automação, com mensagens de boas-vindas e forneça conteúdo educativo até chegar na fase da conversão.

Não existe uma regra clara sobre a periodicidade de e-mails, mas as ferramentas de automação ajudam a identificar o comportamento da persona no site, nos canais e na taxa de visualização dos e-mails.

Juntas, essas estratégias te ajudam a entender melhor quais são as abordagens mais estratégias. Não se esqueça de fazer testes A/B para saber qual e-mail apresentou maiores resultados.

Faça um planejamento de campanha

As pessoas não gostam de receber mensagens irrelevantes, pois isso gera um desconforto. Portanto, use os e-mails e outras técnicas de campanha de forma que consiga transmitir a ideia, valores e promover engajamento.

Além do e-mail, há estratégias complementares em uma campanha como o uso dos anúncios patrocinados nas redes sociais, o conteúdo rico e otimizado para os mecanismos de busca, entre outros. 

Planejamento é a palavra-chave do sucesso e esse passo é fundamental para obtenção de resultados.

No contexto de final ano, qual é o perfil de pessoa que presentearia alguém ou que se dariam de presente jóias como um anel de ouro feminino delicado?

De forma geral, todos esses interesses, contextos, perfis e fatores externos de influência devem ser mapeados para que seus anúncios cheguem à pessoa que procura por eles.

Desse modo, é evidente que você precisa aproveitar as oportunidades para planejar as campanhas. 

Outra situação possível é quando a família inteira se reúne para programas coletivos e pode precisar de um reparo inesperado como o conserto de TV.

O que fazer nessas horas? Esteja no Google, para ser encontrado, por meio de indexação, conteúdo rico, avaliação no Google Meu Negócio e outras ferramentas. Afinal, é lá que eles irão procurar por esse serviço.

Não dá para esquecer que fim de ano é época de correria, organização de tarefas e aceleração dos cronogramas de trabalho. 

Portanto, serviços de entrega expressa, moto rápido entrega de exames e outras soluções semelhantes podem ter uma demanda maior e é importante que seu público saiba dessas opções de alguma forma e a campanha é uma alternativa.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e consiga aproveitá-las para alavancar as vendas de final de ano da sua marca!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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