28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

S.Bárbara torna-se uma das cidades mais rápidas do Estado para abertura de empresas

Compartilhe essa notícia!

Santa Bárbara d’Oeste é uma das cidades mais rápidas do Estado de São Paulo para abertura de empresas. Conforme dados divulgados pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) mais de 68% dos novos estabelecimentos obtém seu alvará de funcionamento e inscrição municipal em menos de 24 horas em atividades de baixo risco. Para as chamadas atividades de alto risco, que dependem de análise do corpo técnico municipal, o trâmite entre todos os setores é de aproximadamente uma semana.

 

A rapidez no procedimento ocorre pela utilização efetiva do sistema Via Rápida Empresa no município, somada a integração de diversos setores da Prefeitura, do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal, com adaptação de legislações municipais, treinamentos de servidores e intercâmbio com outros municípios. Desde o início deste ano, a abertura de empresas na cidade é realizada exclusivamente utilizando-se da plataforma do programa do Governo do Estado de São Paulo.

 

Na análise do prefeito Denis Andia, a rapidez na abertura das empresas faz com que Santa Bárbara d’Oeste se torne uma das cidades mais atrativas da região para os empresários. “Os dados mostram que hoje Santa Bárbara é um ambiente propício para o desenvolvimento econômico. Nossa administração tem se empenhado em facilitar a vida do empresário, inclusive com a desburocratização para o início das atividades em nossa cidade”, disse. “Comparando os dados de Santa Bárbara com Piracicaba, Americana e Campinas, por exemplo, os dados da Jucesp apontam que o nosso município está à frente no quesito rapidez para abertura de empresas”, explicou.

 

Por sua vez, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, ressaltou a importância da atuação dos escritórios de contabilidade do município para tal rapidez. “Toda essa agilidade só é possível graças ao apoio dos escritórios de contabilidade. Temos um conjunto entre escritórios, município, estado e federação para facilitar a vida do empresário”, comentou. “Vale lembrar que antes da implantação do Via Rápida, a abertura de empresas demorava no mínimo 25 dias em nosso município, o que significa um outro avanço”, acrescentou a secretária de Planejamento, Ângela Maringoni Soeiro.

 

Foto: Marcel Carloni

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!