28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

RMC define ação conjunta para enfrentar o mosquito Aedes aegypti

Compartilhe essa notícia!

As cidades da Região Metropolitana de Campinas definiram para o dia 30 de janeiro, no próximo sábado, uma ação conjunta para enfrentar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 25 de janeiro, na 169ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada em Vinhedo.

“Contaremos com a colaboração cidadã de voluntários. O enfrentamento desse grande desafio exige a união de forças do poder público com a sociedade civil”, afirmou o prefeito Jonas Donizette, presidente do conselho.
Em Campinas, a Vila Costa e Silva foi a região escolhida para a próxima ação. Haverá voluntários, que farão o trabalho de conscientização dos moradores juntamente com a Defesa Civil, as equipes de saúde, que farão vistorias à procura de criadouros, dos Serviços Públicos, que recolherão o entulho, além de outros segmentos da Prefeitura e da Sanasa, que darão apoio ao trabalho desenvolvido.
Entre as instituições que já manifestaram interesse em somar forças estão a Apae, a Fundação Educar da Dpaschoal, os Hospitalhaços e o Jeep Clube Inimigos do Asfalto. A ação deve contar com o acompanhamento de órgãos de imprensa.
O diretor de relações institucionais da EPTV, Paulo Brasileiro, participou da reunião do Conselho e manifestou o apoio da emissora à mobilização. Haverá a cobertura intensiva das ações na TV, tanto na sexta-feira, dia 29, quanto no dia da mobilização.
O evento contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar de São Paulo e coordenador estadual da Defesa Civil, o coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, que informou que ações similares contra o mosquito serão tomadas em várias partes do Estado e do País, como um esforço conjunto para a promoção da saúde pública.
A reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC também discutiu e aprovou uma plataforma para a redução de risco de desastres da Região Metropolitana de Campinas. Trata-se de um esforço integrado de ações e comunicação para a enfrentar situações de crise. O objetivo é adaptar as cidades da região aos parâmetros estabelecidos pela ONU em conferência realizada ano passado no Japão (Marco de Sendai) e à Lei Federal 12.608/2012, que criou o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Por fim, o encontro expôs o andamento do processo de investimentos em Saúde Pública na região com recursos de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As verbas viabilizam a informatização e a reforma e/ou ampliação das unidades de saúde.
Prefeitura Municipal de Campinas
(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!