“Ritmos Brasil/Angola” é destaque na programação do Mês da Consciência Negra


Aconteceu nesta quarta-feira (4), no Salão Nobre, o Workshop Musical / Cultural: “Ritmos Brasil/Angola”. O evento foi palco também para o lançamento do Livro: Brasil, Angola – Tradição Rítmica e Cultural, do autor Rodrigo Mouraes e do coautor Sidney Tempesta, conhecido como “Mestre Pernilongo”. Estiveram presentes professores, educadores, monitores culturais, educadores sociais e monitores de creche, além de representantes de instituições e pessoas interessadas. O evento integra a programação especial do “Mês da Consciência Negra”.

“O Workshop foi extremamente positivo uma vez que foi retratada a ligação dos ritmos angolanos com os brasileiros, pois sabemos que o Brasil possui uma enorme influência de vários povos vindos de diversas localidades do mundo, principalmente do continente africano. Com as apresentações pudemos aprender um pouco mais sobre, e saber o quão importante é essa cultura, pois a mesma está bem presente em nosso meio”, explicou assessora técnica Tatiane Motta.

Nesta sexta-feira (6) a Emefei “Iraídes Ferreira Lourenço”, no Jardim Pérola, realizará uma apresentação musical com alunos da creche. “Ressaltamos que as apresentações escolares são internas e tem objetivos pedagógicos que visam fomentar o conhecimento cultural, bem como oportunizar aos alunos atividades extraclasses”, concluiu Tatiane Motta. Nesta quinta-feira, (05), a Emei “Vanderlei Matarazzo”, no Conjunto Angelo Giubina, realizou apresentações teatrais e musicais, além de exposições de máscaras e bonecas.

Brasil, Angola – Tradição Rítmica e Cultural

O livro é fruto de uma pesquisa feita pelo percussionista Rodrigo Mouraes ao longo de sua experiência musical de 20 anos. O trabalho foi realizado juntamente com o capoeirista Sidney Tempesta, o “Pernilongo”, onde ao longo de 3 viagens a Angola puderam pesquisar e desenvolver este livro que acompanha um CD. O projeto tem como intuito contribuir de forma lúdica para difusão da Música Afro-Brasileira e Angolana, registrando e demonstrando alguns instrumentos que fazem parte da família das percussões e são comuns nos dois países.

Rodrigo Mouraes é músico, percussionista, baterista, pesquisador de ritmos brasileiros e africanos. É professor de percussão da escola de bateria e percussão Arte Rítmica, e de ritmos de capoeira na sede da associação ABADÁ Capoeira de Americana, além de ser monitor cultural da Rede Municipal de Ensino de Santa Barbara d´Oeste.

Sidney Mauricio Tempesta “Pernilongo” é fisioterapeuta e atua como Capoeirista há 25 anos. Faz parte do consagrado grupo ABADÁ Capoeira.

Programação do Mês da Consciência Negra

Escolas Municipais

Período: Até 13/11
– Apresentações Culturais internas realizadas pelos participantes do Curso de Música Africana atuantes na Educação Infantil e Ciclo I.

Período: 16 a 30/11
– Exposições e apresentações internas dos trabalhos escolares.

Secretaria Municipal de Educação

Período: 09 a 30/11, das 8 às 17 horas
– Exposições Fotográficas: “Consciência Viva” de Ricardo Greggo e “100 % Negro” da artista plástica Rosy Jesus Vaz.

Período: 16 a 30/11
– Exposição dos Projetos Didáticos: Ler para estudar a Cultura Afro-brasileira (Baobá) e Cultura Indígena (Fotos- Registro).

Data: 18/11, quarta-feira, das 19 horas às 21h30
– Abertura Simbólica da Exposição Fotográfica Missão Moçambique (Anderson Junque) e apresentação Cultural dos Cursistas de Música Africana.

Teatro Municipal Manoel Lyra

Data: 16/11, sexta-feira, das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 15h30
– Apresentações Culturais das escolas municipais.

Show na Praça
Data: 21/11, sábado, das 9 às 12 horas
– Apresentação de Maracatu com Baque de Santa.
– Apresentação com alunos da Associação de Capoeira Motta Cultura Afro.
– Tenda de Unhas artísticas do CEU das Artes ministrada pela professora Cris Caetano.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, ou pelo telefone (19) 3464-9449.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas