29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Regendo com os olhos, maestro João Carlos Martins emociona Santa Bárbara d’Oeste

Compartilhe essa notícia!

“Pela primeira vez, talvez no Brasil, vou reger só com os olhos. E isso vai acontecer em Santa Bárbara”. Foi desta forma que o maestro João Carlos Martins abriu sua apresentação na noite da última terça-feira (11) no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Durante uma hora, o público se emocionou com a afinação da Bachiana Filarmônica do SESI-SP e aplaudiu em pé, várias vezes, um verdadeiro espetáculo.

A orquestra se apresentou para um teatro repleto – em parceria entre o Município de Santa Bárbara d’Oeste, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e SESI (Serviço Social da Indústria). O prefeito Denis Andia esteve presente, acompanhado da primeira-dama do Município, Roberta Manzatto Aranha Andia. “É um motivo de orgulho tê-lo em nossa cidade na semana em que completamos o nosso Bicentenário”, disse o prefeito ao maestro, momentos antes da apresentação.

Entre as músicas do repertório, “Eine Kleine Nachtmusik”, “Jesus alegria dos homens”, “Mourão” – quando João Carlos Martins não se conteve e regeu a orquestra com toda a sua energia – “Yesterday & Love of my life”, “Ladies in Lavender”, um “Parabéns a você” para Santa Bárbara d’Oeste e “Trem das Onze”, com coral do público presente.

“Em 1964 estive aqui pela primeira vez e posso dizer que Santa Bárbara d’Oeste é a cidade das artes. É uma honra realizar esta apresentação no aniversário. Não poderia estar aqui, já que serei internado logo após essa apresentação. Saio daqui e vou para o hospital, mas não abro mão deste concerto. O meu médico disse que eu poderia fazer o concerto, desde que eu não movimentasse os braços”, desculpou-se João Carlos Martins.

Sobre a Bachiana Filarmônica SESI-SP
Mantida pelo SESI-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.

Maestro João Carlos Martins 
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

[easy_image_gallery gallery=”404″]

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!