29 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quatro projetos aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Americana

Compartilhe essa notícia!

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram quatro projetos de lei durante a sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (7) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Um projeto foi rejeitado e outro foi adiado, voltando a discussão e votação nas próximas semanas.

 

Confira a relação completa de projetos discutidos e votados durante a sessão desta quinta:

 

Alterações no Sistema Tributário do Município

 

Foi aprovado com quinze votos favoráveis e três contrários em primeira discussão, com emendas, o projeto de lei nº 93/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 4.930/2009, que dispõe sobre o Sistema Tributário do Município. O projeto atualiza a legislação municipal em adequação a novas leis federais.

 

Dentre as mudanças propostas pelo projeto está a alteração da alíquota do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), passando a ser cobrada sobre o valor venal do imóvel – hoje, o imposto é cobrado sobre o valor de mercado. A alíquota, que atualmente é de 2%, passará a ser de 2,5%.

 

Uma emenda de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos) que mantinha o tributo em 2% foi rejeitada por quatorze votos contrários e quatro favoráveis. Já a emenda de autoria da vereadora Nathália Camargo (Avante) que possibilita o parcelamento do imposto em até quatro pagamentos foi aprovada por unanimidade.

 

O projeto será discutido e votado em redação final na sessão ordinária da próxima quinta-feira (14).

 

Alteração de lei

 

O projeto de lei nº 92/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera as leis nº 2.795/1994, que dispõe sobre a limpeza pública do município de Americana, e nº 4.198/ 2005, que institui o sistema de gestão sustentável de resíduos da construção civil e resíduos volumosos e o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, de acordo com o previsto na Resolução nº 307/2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

 

Convênio com o DER para reforma da Estrada Ivo Macris

 

Foi aprovado por unanimidade em redação final o projeto de lei nº 123/2021, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Executivo a celebrar convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP) para a execução de obras de recuperação e melhorias na Estrada Vicinal Americana/Cosmópolis/Paulínia (Estrada Ivo Macris), no trecho SP 330–Divisa Americana/Cosmópolis.

 

Incentivo à adoção responsável de animais

 

Foi aprovado por unanimidade em segunda discussão o projeto de lei nº 120/2021, de autoria do vereador Juninho Dias (MDB), que obriga estabelecimentos veterinários e comércios de produtos para animais a afixarem cartaz de incentivo à adoção responsável de animais.

 

De acordo com o autor, os cartazes seriam disponibilizados pela prefeitura para os estabelecimentos, como forma de divulgar e incentivar a adoção, dando enfoque às entidades de defesa animal do município. O documento diz ainda que eles podem conter informações de animais que aguardam adoção em entidades do município.

 

Rejeitado

 

Foi rejeitado com treze votos contrários, quatro favoráveis e uma abstenção, em primeira discussão, o projeto de lei nº 121/2021, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), que revoga a lei municipal nº 3.255/1998, que autoriza a realização de repasse de recursos financeiros entre o Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a prefeitura de Americana.

 

Adiamento

 

Foi adiado por quinze dias a pedido do vereador Vagner Malheiros o parecer pela inconstitucionalidade formulado pela Comissão de Justiça e Redação ao projeto de lei nº 95/2021, de autoria do vereador Vagner Malheiros, que determina que os agressores que cometerem o crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal agredido, na forma que menciona.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!