Líderes bem preparados incentivam as equipes a solucionar problemas com criatividade, vencer desafios e alcançar resultados expressivos
No cenário atual, o número de empresas que oferecem serviços e produtos em segmentos similares é grande. Isso gera competitividade e muitas incertezas, porém sai na frente a organização que consegue se reinventar e oferecer aos seus clientes diferenciais que outras ainda não conquistaram. E quanto a esses diferenciais, estão inclusos produtos, processos e também pessoas – bem preparadas emocional e tecnicamente. Nesse cenário, destaca-se ainda o papel do líder.
Quando a liderança sabe as ferramentas necessárias para incentivar, engajar e solucionar problemas com criatividade e inovação, cria-se um ambiente positivo e colaborativo, ampliando o desejo dos colaboradores participarem das decisões e dos sucessos da empresa. Kleber Moreira, docente da área de gestão e negócios do Senac Americana, afirma que com engajamento, o trabalho da equipe tem muito mais qualidade. “O colaborador engajado se dedica mais e consequentemente se destaca mais de forma positiva. ”
O líder precisa desenvolver um olhar atento para as necessidades de cada membro do grupo, com isso, conseguirá orientar e ouvir, dar feedback constantemente, mediar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, além de fazer a gestão das diferenças. “Pessoas engajadas contagiam a equipe e o engajamento e a motivação andam juntos”, diz Kleber.
O palestrante motivacional Simon Sinek usa em suas apresentações a seguinte exposição: “100% dos clientes são pessoas; 100% dos funcionários são pessoas; se você não entende pessoas, não entende de negócios”. Esse posicionamento reforça que o líder precisa aprimorar e demonstrar suas qualidades humanas, como empatia, ética, postura e visão crítica. Além de aspectos técnicos, como conhecimento do produto, dos processos, dos métodos e do mercado. Segundo pesquisa do Instituto Gallup, os funcionários trabalham seis vezes mais engajados quando colocam seus talentos nas tarefas que executam. “É tempo de trabalhar as potencialidades dos funcionários com foco no que eles já têm de bom. Incentivar, dar oportunidades. A liderança tem um papel fundamental nisso. “, conclui Kleber.
Para adquirir tais habilidades é necessário apostar na experiência, mas também fazer o investimento em qualificação profissional. Há diversos cursos que dão bases e estratégias que auxiliam o líder a tomar decisões justas, motivadoras e com foco no bem-estar da equipe, sem perder o olhar atento aos resultados corporativos.
No Senac Americana, há diversas oportunidades para o aprimoramento profissional de profissionais que já atuam na liderança ou que desejam alcançá-la. Para mais informações, acesse o Portal:
www.sp.senac.br/americana
Serviço:
O Líder como Coach
Data: 7 de novembro a 5 de dezembro de 2020
Horário: sábado, das 8 às 12 horas
Autodesenvolvimento: potencializando resultados com técnicas de
coaching
Data: 9 de novembro a 8 de dezembro de 2020
Horário: de segunda e terça-feira, das 19 às 22 horas
Dinâmicas de Grupo com Foco em Competências
Data: 21 de novembro a 12 de dezembro de 2020
Horário: sábado, das 8 às 12 horas
Liderança Situacional
Data: 21 de novembro a 12 de dezembro de 2020
Horário: sábado, das 8 às 12 horas
Senac Americana
Local: Rua Dr. Angelino Sanches, 800, Vila Gallo – Americana/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/americana