28 de março de 2024

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Quais as métricas operacionais dentro de uma estratégia de marketing digital?

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As métricas operacionais utilizadas no marketing são um grande recurso para avaliar se seus esforços estão gerando bons resultados. O marketing é um processo longo, que inicia desde a prospecção de um possível cliente até ele efetivar a compra.

Muitas vezes esse processo parece complexo e sem uma fórmula de ação, mas para quem o utiliza é uma ação científica passível de uma série de métricas, principalmente para avaliar os resultados e repensar estratégias.

Avaliar os resultados pode identificar quais são as falhas na publicidade de sua empresa de locação de andaimes, permitindo que uma nova estratégia comece a ser desenvolvida.

Algumas ferramentas de análise estão disponíveis na internet, então é possível também recolher esses dados ao longo de um determinado período para poder efetuar a análise.

Antes de entrar profundamente nos tipos de métricas e análises mais importantes, é preciso compreender as ferramentas que possibilitam essa pesquisa de qualidade, em busca de melhores resultados.

Conheça as métricas de atração

Esse tipo de análise deve levar em conta alguns fatores importantes de seu site para avaliarem se as atitudes tomadas pela equipe estratégica estão gerando resultados, como:

  • Número total de visitantes;
  • Número de visitantes recorrentes;
  • Fontes de Tráfego;
  • Tráfego em dispositivos móveis.

Esse tipo de informação permite um conhecimento maior de como seu empreendimento está conseguindo alcançar seu público, bem como os formatos utilizados para encontrá-lo.

Para você entender quantas pessoas procuraram sua empresa de sacadas de vidro, é preciso identificar os pontos-chave registrados nas ferramentas de análise.

Esse tipo de conteúdo é comumente chamado de Métrica de Atração. É o primeiro ponto a ser avaliado, uma vez que o Marketing é, basicamente, atrair o público para seu estabelecimento.

Nesse ponto é preciso compreender os elementos da análise para identificar quais são as falhas na estratégia e tentar novas abordagens.

O número total de visitantes sozinho não é um item de muita relevância na pesquisa, mas sua força vem quando utilizado em conjunto com as outras fontes de análise.

Ele é o grande identificador de como anda sua habilidade de atração de público, sendo portanto relevante para compreender a eficácia de suas estratégias atuais.

Já o número de visitantes recorrentes é uma métrica mais específica, pois identifica aqueles que entraram em seu site e decidiram retornar.

O número de visitas recorrentes é muito bom, pois identifica que as pessoas estão gostando de frequentar sua página. Deste ponto é possível identificar alguns detalhes como quais elementos de seu site fazem essas pessoas retornarem.

Uma porta de enrolar automática pode estar tendo mais destaque que outros produtos que você oferece, tornando-se uma boa opção de vendas.

Uma maior movimentação no blog de seu empreendimento indica que seu conteúdo tem qualidade e as pessoas estão consumindo, enquanto a abordagem de vendas é analisada com o retorno de clientes nas páginas de produtos ou serviços.

Esta é uma métrica que deve sempre estar em alta, uma vez que ela indicará se as mudanças realizadas estão fazendo efeito.

As fontes de tráfego são importantes para identificar quais estratégias estão gerando melhores resultados. 

Você consegue identificar se tem melhor conversão de publicações em suas redes sociais, pela manutenção de seu SEO, links de parceiros e guest posts, entre outros.

Com essa informação, é possível otimizar esse tipo de ferramenta, focando-se nos canais que mais apresentam resultados.

Hoje em dia, celulares são ferramentas indispensáveis, e a maioria das pessoas faz suas pesquisas por esse tipo de aparelho. Verificar seu tráfego por dispositivos móveis identifica a necessidade de adaptar suas ferramentas para o mundo mobile.

Criar um site responsivo e otimizar as páginas de produtos e serviços é essencial, uma vez que navegadores de celular ainda não são tão funcionais quanto os de computadores e notebooks.

Uma pessoa que busque por fechadura eletroímã pelo celular provavelmente precisa da peça, tendo interesse imediato para adquirir o produto.

Por conta disso, esse tipo de tráfego acaba sendo mais voltado para pessoas que de fato possuem real intenção de compra, gerando uma conversão maior para seu empreendimento.

Métricas de conversão

Quanto mais pessoas você atrair para seu site, mais você terá chance de converter visitantes em leads, que podem se tornar clientes. 

Entretanto, não adianta receber milhares de visitas se isso não se refletir em sua taxa de conversão.

Para identificar esse tipo de análise, existem algumas ferramentas básicas que se incluem nas métricas de conversão

1.       Bounce Rate

O Bounce Rate, cuja tradução é Taxa de Rejeição, é a quantidade de pessoas que saíram de seu site na primeira página que entraram, sem consumir conteúdo.

Essa análise é importante porque identifica algumas das principais fraquezas de seu site, como navegação ruim, títulos que não condizem com o que foi pesquisado, entre outros.

Cada página de seu site tem sua própria taxa de rejeição. Dessa forma, você consegue identificar quais publicações precisam melhorar de performance e quais estão gerando resultados positivos. É preciso identificar também o propósito da página. 

Algumas publicações como contato e páginas de informações básicas muitas vezes são criadas pensando que haverá uma taxa de rejeição alta, uma vez que elas diretamente atingem as necessidades de quem está procurando.

Se as pessoas começarem a sair de seu site depois de ver a página de contatos de seu serviço de venda de projeto de instalações elétricas, é provável que estejam com seus dados para tentar uma forma diferente de negociação.

2.       Total de conversões

O objetivo de se criar uma campanha de marketing é gerar conversão. Essa é uma das mais importantes métricas para se avaliar, uma vez que ela identifica o quanto as pessoas estão de fato consumindo seu produto. Cada etapa da jornada de compra é uma conversão.

Assinar seu catálogo, baixar um e-book ou outro item para download em seu site, inscrever-se para uma palestra ou workshop, todos esses recursos podem ser considerados conversões. 

Quanto mais conversões, mais próximo um consumidor estará de se tornar de fato um cliente.

Um número baixo de conversões identifica que há algum problema na construção da estratégia de marketing, e que toda a estrutura deve ser analisada para a otimização do serviço.

Se sua empresa de terraplanagem tem uma boa taxa de conversão, é provável que seu site esteja construído de forma que agrade seu público-alvo e passe a confiança necessária para efetuar a compra.

3.       Conversão de funil

O funil de vendas é uma ferramenta de análise que ajuda a compreender todas as etapas que um cliente passa para efetuar uma compra, o que é costumeiramente chamado de Jornada da Compra.

Pensando nisso, é importante avaliar sua estratégia como um todo baseado na ferramenta do funil, identificando se ela é funcional em cada etapa.

Quando você faz uma análise desse tipo, pode identificar que o problema está em alguma das etapas específicas do funil, enquanto outras têm um retorno positivo.

Isso permite uma aceleração na análise, permitindo que a tomada de decisões da equipe de gestão seja rápida e precisa para mudar os resultados e alcançar os objetivos estipulados.

Você pode identificar que a aquisição é um ponto forte do seu funil, se notar que muitas pessoas estão consumindo suas esquadrias de alumínio branco, mas ao mesmo tempo pode identificar alguma falha em outro produto oferecido.

4.       Taxa de cliques

A internet se move por meio de links. Algumas estratégias, como o e-mail marketing, anúncios patrocinados e links em guest post, dependem inteiramente de que as pessoas cliquem nos links que direcionam a sua empresa.

Isso permite uma melhor identificação de como estão as campanhas e de quais ferramentas usar para otimizar esses resultados. Vale lembrar que é preciso identificar os modelos de conversão tanto em clientes novos quanto em clientes recorrentes.

Se muitas pessoas compram em seu site na primeira visita, isso pode identificar que a estrutura da página está bem colocada e os itens de fácil acesso, tornando-se atrativo para o público.

Entretanto, o mais comum é que as pessoas retornem algumas vezes antes de efetuar de fato a compra.

Uma pessoa que busque quadro para disjuntores provavelmente efetuará algumas pesquisas antes de comprar efetivamente, por isso é importante que seu site ofereça o máximo de informações para que ele sinta confiança em fechar o negócio.

Considerações finais

A análise de métricas é uma importante ferramenta para a construção de um bom plano estratégico de marketing. Muitas pessoas utilizam as métricas tanto em conjunto quanto isoladamente para obterem melhores e mais resultados.

Algumas outras métricas podem ser relevantes para sua pesquisa, mas é preciso tomar cuidado com as chamadas Métricas da Vaidade, elementos estéticos de sites e redes sociais que, embora pareçam, não têm um impacto direto em seu empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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