RMC 

Projeto leva música caipira de raiz para escola pública e comunidade do distrito de Joaquim Egídio – Campinas/SP

 

Desenvolvido pela Direção Cultura, o projeto Oficinas de Música Caipira promove oficinas de violão, viola caipira e canto coral

 

 

 

Ao longo de 2019 alunos e a comunidade do entorno da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio – Campinas/SP, terão acesso a aulas e apresentações gratuitas de violão, viola caipira e canto coral por meio do projeto Oficinas de Música Caipira. A iniciativa dá continuidade às atividades iniciadas em 2017 dentro do projeto Oficinas Culturais, ambos idealizados pela Direção Cultura, produtora de Campinas que desde 1999 atua na disseminação da arte e cultura em todo o país. O projeto conta com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Rouanet.

 

Em seu terceiro ano, o projeto já retomou as aulas nas turmas de continuidade de violão e viola caipira, e também abriu novos grupos, que já estão em atividade, todos formados por alunos da escola. Já a oficina de canto coral é voltada também a adultos da comunidade e está com vagas abertas para novos interessados. As inscrições podem ser feitas durante todo o mês de abril, diretamente com o professor regente, Jairo Silveira, no horário dos ensaios, que ocorrem sempre às quartas-feiras, das 19h às 20h40, na própria escola. A participação é gratuita.

 

“Os alunos, em sua maioria, são moradores da zona rural e percebemos o interesse e curiosidade em aprender música, seja nas aulas de violão, viola caipira ou canto. Como o enfoque é a música caipira, que muito fala do cotidiano rural, nossa intenção é que eles se identifiquem e reforcem seus laços familiares e com as gerações anteriores”, explica o coordenador do projeto, João Paulo Amaral.

 

Para Antoine Kolokathis, diretor da Direção Cultura, responsável pela idealização do projeto, “atividades culturais promovem a arte e o lazer em ambientes de realidade social muitas vezes difícil. As atividades e apresentações promovidas pelo projeto despertam o interesse das crianças e jovens para um mundo novo, de conhecimento e de mais oportunidades”. Aproximar a comunidade e os pais das escolas e instituições para que dividam o aprendizado com os alunos também faz parte da iniciativa.

 

SERVIÇO

Oficina: Canto coral para adultos

Local de inscrição e realização dos ensaios: Escola Estadual Francisco Barreto Leme

Endereço: Rua Antônio Nunes Felipe, 51 – Joaquim Egídio, Campinas/SP, 13108-022

Período de inscrição: quartas-feiras do mês de abril, no horário dos ensaios, das 19h às 20h40

 

Sobre a Direção Cultura

Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

 

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen® estabeleceu-se como líder mundial em genética de aves, desenvolvendo linhagens para a produção de frangos sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e os Machos Especiais® são categorias de produtos especiais que a empresa oferece, possibilitando a seus clientes atingirem as demandas em específicos nichos de mercado. A sede da empresa situa-se em Huntsville, Alabama (Estados Unidos) e a Aviagen detém operações próprias no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A Aviagen tem mais de 3.900 colaboradores e uma rede de distribuição global em mais de 100 países.

 

Foto: Geovane Cougo

Comentários

Notícias relacionadas