28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto de Resolução aprovado mantém Marco Xavier na CPI da Saúde

Compartilhe essa notícia!

Proposta rejeita recurso do vereador Dr. Marcelo Rossi que pleiteava a impugnação de Marco Xavier na Comissão

 

A Câmara Municipal de Limeira aprovou na sessão desta segunda-feira, 29 de maio, o Projeto de Resolução 23/2017, que garante a permanência do vereador Marco Xavier (PSB) como membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. Formado por cinco vereadores, o colegiado vai apurar o possível desequilíbrio financeiro nas contas do Fundo Municipal de Saúde de Limeira. Após a votação da proposta, os parlamentares definiram os nomes da presidente, Erika Tank (PR) e do relator, Lemão da Jeová Rafá (PSC), para condução dos trabalhos de investigação.

 

A CPI foi instaurada em 2 de maio, por meio do Requerimento nº 440/2017, para averiguar o que ocasionou a negativa de R$ 10 milhões nas contas municipais da saúde em 2016.  Conforme o Regimento Interno da Câmara, os membros da CPI foram indicados pelos líderes de cada um dos blocos partidários. Fazem parte: Dr. Marcelo Rossi (PSD), proponente da CPI, Anderson Pereira (PSDB), Erika Tank, Lemão da Jeová Rafa e Marco Xavier. No entanto, o vereador Dr. Marcelo Rossi solicitou que fosse analisado pelo jurídico da Casa o impedimento do vereador Marco Xavier em participar da Comissão, uma vez que ele trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde durante o último mandato.

 

O processo administrativo foi analisado pela Secretaria de Negócios Jurídicos (SNJ) e tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que elaborou o Projeto de Resolução rejeitando o pedido do vereador Dr. Marcelo Rossi e ratificando a composição original da CPI. A proposta foi aprovada em Plenário com o voto da maioria dos parlamentares. Na justificativa, a CCJR entendeu que “não se demonstrou a existência de envolvimento do vereador impugnado para compor o quadro de membros da CPI instaurada para apurar atos praticados na Secretaria Municipal de Saúde”.

 

CPI

 

Com a constituição dos nomes de todos os membros e a escolha da presidência e relatoria, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito serão iniciados assim que o colegiado tomar conhecimento dos documentos envolvendo informações originárias do processo de apuração. A CPI tem prazo de 90 dias para concluir a investigação.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!