29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto de Lei mantém alíquota de IPTU para terrenos vazios

Compartilhe essa notícia!

Um Projeto de Lei de autoria do Executivo aprovado nesta terça-feira (26) pela Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, mantém em 1,8% a alíquota de cálculo do IPTU para terrenos vazios, que não possuam calçada e cercamento. O projeto altera a legislação atual que determinava que em 2018 imóveis nestas condições teriam a alíquota de cálculo aumentada dos atuais 1,8% para 3,8%.

Com a mudança da lei a alíquota para o cálculo do tributo continua em 1,8% até 2018. Para manter esta alíquota de cálculo, a partir de 2019, o proprietário de terreno vazio terá que providenciar pelo menos a construção da calçada. Caso isso não ocorra, a alíquota para cálculo do tributo passará para 2,8%.

Já para os imóveis edificados não haverá nenhuma alteração, ou seja, a alíquota de cálculo para o IPTU está mantida em 0,3%.

Outra mudança importante e que beneficiará proprietários de imóveis diz respeito aos novos loteamentos. Com a nova lei, quando do lançamento do IPTU será concedido desconto de 60% nos dois primeiros anos ou até a liberação do loteamento para construção caso ocorra em período inferior, e 30% para os anos subsequentes até a liberação para construção. A medida se justifica, pois após a aprovação e registro em cartório os loteamentos passam a compor o Cadastro Imobiliário do Município, permitindo que a Prefeitura lance sobre os novos lotes o IPTU.

A aprovação deste projeto traz benefícios aos proprietários de terrenos, pois concede descontos nas alíquotas de cálculo de IPTU em todos os níveis. Agradeço o apoio dos vereadores que compreenderam a importância desta mudança que mantém uma tributação coerente”, destacou o secretário de Governo, Rodrigo Maiello.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!