28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto de Celso Ávila dispõe sobre alteração de titularidade de contas de água para inquilinos

Compartilhe essa notícia!

De autoria do vereador Celso Ávila (PV), foi protocolado, ontem (23), o Projeto de Lei nº 105/2014, que institui procedimento para transferência de titularidade, responsabilidade e pagamento da tarifa de água e esgoto do município de Santa Bárbara d´Oeste. De acordo com a propositura, os vendedores e locadores de imóveis que contam com ligação de água e esgoto terão prazo de 30 dias, a contar da assinatura do contrato, para requerer junto ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste a transferência de titularidade das contas, informando sobre a celebração do respectivo contrato.

Ainda de acordo com a propositura, o proprietário do imóvel ou locador, ao requerer a transferência de titularidade, deverá juntar cópia autenticada do contrato de compra e venda ou de locação acompanhado de cópia simples do RG, CPF ou CNPJ do locatário ou comprador, a fim de que seja realizada a alteração do contribuinte cadastrado. Além disso, quando ocorrer a venda do imóvel, o término ou rescisão do contrato de aluguel ou abandono, o vendedor ou locador deverá comunicar o DAE, no prazo de 30 dias, sob pena de responder pelo pagamento das contas futuras e das vencidas, inclusive as do período de locação.

Na exposição de motivos do projeto, o vereador afirma que a transferência de titularidade, responsabilidade e pagamento da tarifa de água e esgoto, deve ser realizada, uma vez que a responsabilidade pelo pagamento do consumo de água e serviço de esgoto é do usuário do imóvel e não do proprietário. “Imobiliárias e proprietários de imóveis do município enfrentam dificuldades há anos para resolver problemas junto ao DAE, tendo em vista que a autarquia não permite que as contas de água sejam transferidas para o nome do inquilino”, afirmou, destacando que em várias cidades essa alteração na conta já é possível.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!