28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto dá desconto no IPTU de quem plantar ou mantiver árvore em Americana

Compartilhe essa notícia!

Projeto de lei de autoria do vereador Welington Rezende (PRP) concede desconto de 5% no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) do americanense que plantar ou mantiver uma árvore e instalar uma lixeira suspensa na calçada.

De acordo com Rezende, a iniciativa do projeto se deu diante do elevado grau de desmatamento registrado em Americana nas últimas décadas. Dados do Instituto de Economia Agrícola, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, mostram que Americana perdeu, de 2000 a 2014, 85,71% de sua mata natural, caindo de 70 hectares (ha) para 10 ha.

“Esses números indicam que a mata natural de Americana teve uma perda significativa nos últimos anos. Por isso devemos criar políticas de incentivo à arborização na cidade”, disse.

Em meio ao calor recorde, árvores são capazes de diminuir a temperatura do ambiente, absorvem gás carbônico, liberam oxigênio, reduzem a poluição sonora e melhoram a qualidade de vida.

Além disso, o parlamentar defende a instalação de lixeiras suspensas nas calçadas com o objetivo de amenizar o volume de lixo jogado nas ruas, evitando entupimento de bueiros e consequentes alagamentos.

“Sabemos que é possível evitar algumas enchentes e alagamentos nos períodos chuvosos. Com mais lixeiras nas calçadas as pessoas terão mais opções de descartar o lixo corretamente em vez de jogar na rua e no meio fio”, exemplificou.

REGRAS

Para obter o desconto do IPTU, o contribuinte deverá plantar ou mantiver árvore cuja altura mínima da copa possuir ao menos um metro; a espécie arbórea deverá estar em perfeita condição de sanidade vegetal; e a lixeira deverá ser instalada pelo menos a um metro e vinte centímetros do solo.

O desconto será concedido mediante requerimento do proprietário junto com a foto da fachada do imóvel que comprove a existência da árvore e da lixeira.

Em caso de corte, queda ou remoção da árvore, o proprietário fica obrigado a comunicar o evento à Prefeitura, perdendo o benefício.

Na hipótese do contribuinte, por qualquer artifício, tentar burlar as regras da lei, perderá o benefício devendo pagar o valor total do IPTU.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!