28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa Saúde na Escola segue com capacitação de profissionais

Compartilhe essa notícia!

Profissionais das secretarias de Saúde e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste participaram na terça-feira (14) de capacitação do PSE (Programa Saúde na Escola). As ações são contínuas desde 2013, quando o município aderiu ao Programa, iniciando o desenvolvimento de vários projetos sugeridos pelo Ministério da Saude em parcerias com o Ministério da Educação. O encontro, realizado no Salão Nobre da Educação, foi destinado aos agentes comunitários de Saúde do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e educadores físicos.

O objetivo é que o município prossiga com as ações de promoção à saúde e prevenção à doenças e agravos à saúde nas unidades escolares do município. Durante o encontro foram ministradas palestras por profissionais das áreas de nutrição, oftalmologistas e técnicos de Sistemas de Informação. A partir da próxima semana terão início as avaliações nutricionais e oculares com os alunos das escolas municipais. Os profissionais receberam orientações para execução de levantamento de dados antropométricos (peso e altura), de acuidade visual (exame de vista), e como utilizar o sistema do Ministério da Saúde eSUS.

“Esses procedimentos serão aplicados pelos agentes comunitários e educadores físicos durante a próxima semana, junto aos alunos das 42 unidades de ensino da rede municipal, com faixa etária de 0 a 11 anos” explicou a coordenadora do Programa junto a Secretaria de Saúde, Nadir Proença. “O programa possibilita dinamizar as ações educativas e preventivas, integrando a saúde com a educação e ajudando a formar uma nova geração com cultura de bons hábitos de saúde”, comentou a coordenadora do Projeto junto a Secretaria de Educação, Juliana Urbano.

O Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6286, fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população.

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!