Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre diabetes e outras patologias


A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Atenção Especializada e Educação Permanente, promoveu na sexta feira (10) uma capacitação para profissionais médicos e de enfermagem sobre diabetes e outras patologias. A ação ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em dois períodos e contou com a participação de profissionais das UBS (Unidades Básicas de Saúde), SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) e do Centro de Referência em Saúde da Mulher. Na próxima sexta-feira (17) a capacitação será concluída com participação de uma segunda turma de médicos.

O objetivo é otimizar o acolhimento dos pacientes na rede de saúde, além de estruturar o ambulatório de diabetes gestacional. As atividades foram ministradas pela endocrinologista Nathalia Ferreira Victor, que abordou junto aos enfermeiros os temas: atualização em tratamento dos pacientes diabéticos, gestantes diabéticas e pé diabético.

“Esta atualização dos enfermeiros em relação aos cuidados e conduta com pacientes diabéticos foi de extrema importância. Procuramos reforçar as orientações principalmente sobre os cuidados com os pés destes pacientes visando prevenir as lesões, que podem em casos extremos levar até as amputações”, explicou a coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena.

Para os médicos foi realizada uma abordagem mais ampla, sobre tratamento de diabetes em geral, hiper e hipo tireoidismo, manejo do nódulo da tireóide, funcionamento do eixo hipotálamo-hipofise-gonodal, dislipidemia e osteoporose. Para a equipe médica a atualização foi focada nos casos mais comuns dos pacientes que procuram as unidades e no diagnóstico diferencial do diabetes gestacional.

Foto: Marcel Carloni

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas