28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Professor Padre Sergio questiona quantidade de professores e qualidade das aulas em escolas públicas de Americana

Compartilhe essa notícia!

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a quantidade de professores e a qualidade das aulas nas escolas públicas de Americana.

 

De acordo com o parlamentar, diversos pais de alunos têm apresentado reclamações quanto à precariedade do estado das escolas públicas municipais, que têm enfrentado problemas como falta de professores, superlotação de salas de aula e falta de assistência aos alunos com deficiência.

 

“Os relatos apontam que, nos casos de alunos com necessidades especiais, existe apenas acompanhamento para aqueles que procuraram o Poder Judiciário, sendo que os demais ficam relegados na escola, o que de denota grave afronta ao Estatuto da Pessoa com Deficiência”, aponta Sergio.

 

Outras preocupações apresentadas pelo vereador são os atrasos no pagamento de licenças prêmio e horas extras aos professores e o alto número de aulas perdidas devido à falta de professores. “Os estudantes ficam com inspetores, serventes ou mesmo estagiários assistindo filmes ou brincando no pátio”, acrescenta.

 

“Os moradores da região do bairro Praia Azul expuseram suas preocupações com as instituições de ensino da região, dada a iminência da entrega dos apartamentos do conjunto habitacional da Rua Maranhão, tendo em vista que o CIEP local não possui corpo docente suficiente para suportar a demanda de alunos”, conta.

 

No requerimento, o vereador pergunta quantos alunos deficientes com laudo  médico existem no Ensino Fundamental; quantos estagiários atuam no Ensino Fundamental; qual a quantidade de professores de educação básica especialistas em cada matéria; quantos professores e auxiliares há para a execução das oficinas de literatura; quantos requerimentos para licença prêmio existem na Secretaria de Educação, e quantos foram negado no ano de 2017; e quantos professores auxiliares estão assumindo classes em licença e quantos estão disponíveis para faltas eventuais em cada unidade.

 

Questiona, ainda, como a prefeitura e a Secretaria de Educação estão se planejando para suprir a demanda gerada pelos conjuntos habitacionais da Praia Azul, qual a quantidade de professores concursados e sem concurso estão lecionando no município e em quais escolas os diretores pedagogos estão substituindo professores devido à ausência de professores auxiliares.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (03/08), após o recesso parlamentar.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!