RMC 

Professor Padre Sergio pede informações sobre serviço de ambulâncias em Americana

O vereador Professor Padre Sergio (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre os serviços prestados por ambulâncias em Americana.

 

No documento, o parlamentar destaca o anúncio feito pela prefeitura do aluguel de quatro veículos para reforçar o atendimento da secretaria de Saúde. “Em janeiro deste ano, a prefeitura já havia recebido duas viaturas para transporte social, por meio de emenda parlamentar. Atualmente, os serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel são realizados por empresa terceirizada e os de urgência e emergência pelo 192”, aponta.

 

De acordo com o vereador, os veículos são disponibilizados diariamente para transporte de pacientes que fazem hemodiálise no Centro de Terapia Renal (CTR) localizado próximo ao Hospital São Francisco. “Em maio deste ano, um paciente do hospital municipal relatou espera de cinco horas por uma ambulância para transferência hospitalar. Não foram divulgados os valores pagos pelos cofres públicos pelo aluguel das ambulâncias e entendemos que os contratos com UTI móvel não são transparentes”, acrescente Padre Sergio.

 

No requerimento, o vereador pergunta como são utilizadas as ambulâncias sob a responsabilidade da prefeitura, quantos servidores (médicos, profissionais de Enfermagem, motoristas) trabalham junto a elas e se são concursados, comissionados ou terceirizados.

 

Padre Sergio questiona também quantas viaturas são disponibilizadas para transporte social, apoio em remoção de pacientes no hospital municipal e pelo serviço 192, quantas são próprias e quantas alugadas, qual o valor do aluguel anual de cada uma, quanto foi gasto com UTI móvel de 2015 a 2018 e quanto foi pago em horas extras nos serviços de ambulância para motoristas, médicos, profissionais de enfermagem e telefonistas.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de quarta-feira (12).

Comentários

Notícias relacionadas