29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Produção de queijo muda vida de casal empreendedor

Compartilhe essa notícia!

Depressão e dívidas quase derrotaram Ivair Oliveira, que com apoio da esposa e persistência tornou seu produto um dos mais valorizados da Serra da Canastra

 

Não é exagero dizer que o queijo devolveu a saúde para Ivair José de Oliveira, de São Roque de Minas (MG). Hoje produtor da região da Serra da Canastra, conhecida pela qualidade e tradição do laticínio local, ele morou na cidade a maior parte da vida e chegou a ser comerciante. A vontade de retornar ao campo, para resgatar a história de seus avô e bisavô, foi posta à prova algumas vezes: hérnia de disco, depressão e, posteriormente, dívidas foram alguns obstáculos que ele encarou no retorno às terras de origem.

Depois de idas e vindas no negócio, sempre com o apoio da esposa, Lúcia, hoje o casal divide a rotina diária no sítio de dois hectares, onde conta também com o apoio das filhas Ângela e Geovana. Cuidam do gado e da propriedade, produzem queijos e recebem visitantes para degustar e comprar a iguaria. As peças, cada uma com cerca de 1,2 kg, são vendidas a R$ 50. Para chegar ao patamar de negócio bem-sucedido, Ivair e Lúcia contaram com o apoio da Associação dos Produtores da Canastra (Aprocan) e do Sebrae. O caminho até a conquista desse empreendimento de agricultura familiar, no entanto, foi repleto de obstáculos.

“Quando tive a hérnia, estava com depressão, mas não sabia. Nessa época, em 2011, desisti do sítio, resolvemos abrir uma confecção e fiz o Empretec (metodologia da Organização das Nações Unidas aplicada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae). Tudo com muita dificuldade, porque nem sabia ligar o computador para fazer os trabalhos. Mas no dia que o seminário terminou foi como se estivesse explodindo de alegria”, relembra Ivair, emocionado.

A necessidade de cuidar da saúde adiou a realização do próprio sonho e o empresário embarcou na ideia da esposa costureira: montar a confecção. Por um ano e meio dedicou-se ao negócio, até que a vontade de voltar ao campo tornou-se indomável e decidiu retomar a queijaria. Seu objetivo sempre foi fabricar um queijo diferenciado, com alto valor agregado. Mas não conseguia mercado e tropeçava na qualidade. Com isso, repassava a produção por apenas R$ 7, a peça.

Endividado e desmotivado, há quatro anos Ivair retomou contato com a Aprocan, fez cursos no Sebrae e trabalhou para encontrar a receita única, de sabor e forma, do Queijo do Ivair: um queijo curado, típico da região, revestido por uma crosta branca e de interior macio, que lembra o francês brie. Além de vender para lojas especializadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, Ivair e Lúcia recebem turistas no Sítio Bela Vista, que está ganhando projeto paisagístico com apoio do Sebraetec – programa que promove  acesso subsidiado a serviços para a melhoria de processos e produtos ou para a introdução de inovações.

SEBRAE 45 ANOS

A trajetória deste casal de empresários e de milhões de outros empreendedores fazem parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

SERVIÇO

Vargem Grande, São Roque de Minas (MG)

Telefone: (37) – 99958-1369 – só Whatsapp

Instagram: @queijodoivair

 

Ivair resgatou história da família por meio do queijo.

 

Fonte: Agência Sebrae

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!