RMC 

Procon de Nova Odessa debate consumismo na adolescência

Na medida em que youtubers ganham fama e dinheiro fazendo propaganda de brinquedos, um exército de pequenos consumistas cresce do outro lado da telinha. O consumismo na infância e adolescência é o assunto da palestra “Consumo consciente”, que será ministrada neste sábado (30), às 9h, no SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) de Nova Odessa. O bate-papo, coordenado pela escritora e palestrante Juliana Costa, integra a programação especial do Procon no mês do consumidor.

 

“A ideia é mostrar a eles que o descontrole do consumo começa pode começar na infância, o quanto o consumismo faz mal à saúde emocional, financeira e a relação com a criminalidade”, adiantou Juliana, que é formada em direito, coordenadora do Projeto Afin (Afeto na Infância) – “Você afinado com seu filho” e diretora do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) do município.

 

Nascido em Nova Odessa, o Projeto Afin é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da Vara da Infância e Juventude do município pela juíza Michelli Changman. O programa foi lançado em 2017 e tem se multiplicado pelo Estado de São Paulo. O objetivo é auxiliar pais e mães a fortalecerem sua relação com os filhos.

 

Para o diretor do Procon, José Pereira, a educação e a conscientização são essenciais para o controle do consumo. “O autocontrole é um instrumento importante para o consumidor. Muitas vezes, ele compra mais do que precisa, não consegue pagar e se vê num conflito desnecessário. Isso pode ser evitado se medidas preventivas forem adotadas na infância e na adolescência”, afirma o advogado.

 

A programação especial do mês do consumidor teve início no dia 14, com a palestra “Código de Defesa do Consumidor Descomplicado”, apresentada pelo diretor do Procon, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras. No Dia Internacional do Consumidor, dia 15, o advogado saiu às ruas para entregar panfletos e tirar dúvidas dos consumidores. O diretor ainda entregou uma versão em áudio do Código do Consumidor à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município.

 

No dia 18, o empresário Aparecido José Gielfi e a jornalista Isabela Uliani, respectivos diretor e jornalista do Jornal de Nova Odessa, abordaram o tema “O poder do marketing no consumo”. O evento foi realizado no CAS (Centro de Atendimento Social) do Jardim São Jorge. Três dias depois, a coach Ariane Mariuci falou sobre “Inteligência emocional e comunicação eficaz” a alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) “Ferrúcio Humberto Gazzetta”, no Jardim Alvorada.

 

Devido ao sucesso, o Procon decidiu estender a programação. Na próxima segunda-feira, 1º de abril, a Etec receberá o coordenador do Núcleo Regional de Campinas da Fundação Procon, Alahyr Cruz Junior. Ele vai conversar com os alunos sobre “Direito do consumidor”, a partir das 19h.

 

PROGRAME-SE

 

Palestra: Consumo consciente

Local: SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade), na Rua Francisco Carrion, 221, no Jardim Flórida
Data: Sábado, 30 de março

Horário: 9h

Comentários

Notícias relacionadas