28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Procon de Nova Odessa autua CPFL por quedas constantes no fornecimento de energia

Compartilhe essa notícia!

Órgão de Defesa do Consumidor tem recebido inúmeras reclamações sobre serviços; concessionária foi multada em R$ 100 mil

 

O Procon de Nova Odessa autuou nesta terça-feira, dia 29, a CPFL Energia por conta das constantes quedas de energia que estão sendo registradas na cidade. A companhia foi multada em R$ 100 mil e notificada para restabelecer a normalidade dos serviços. Desde o início do mês, quando um temporal atingiu a região, o órgão de defesa do consumidor tem registrado inúmeras reclamações de munícipes por conta dos serviços oferecidos pela concessionária.

 

Segundo o diretor do Procon de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, a CPFL não tem prestado o serviço devidamente. “O Código de Defesa do Consumidor estabelece que a energia é um bem essencial e que deve ser oferecido de maneira contínua, o que não está acontecendo”, disse.

 

Ele afirmou que as quedas de energia passaram a ocorrer após o temporal que atingiu a região no início do mês. “Entendemos que foi um temporal de grandes proporções, mas este fato aconteceu no início do mês. Já estamos no final de setembro e o problema permanece”, disse.

 

O diretor afirmou que as quedas de energia são diárias, em diversos pontos da cidade, e se agravam no período da tarde. “Temos recebido um número grande de ligações de moradores da cidade que relatam problemas com esta situação”, afirmou.

 

Segundo Garcia, a CPFL Energia tem prazo de 15 dias para apresentar recurso e, após esse período, mais 30 dias para fazer o recolhimento da multa.

 

ORIENTAÇÕES – O diretor do Procon frisou que consumidores prejudicados com as quedas de energia devem contatar primeiramente a empresa para solucionar o problema. “Caso não tenham sucesso, podem nos procurar no Procon para fazermos o encaminhamento”, disse.

 

A orientação, explica Garcia, é que consumidores que tiveram equipamentos queimados, por exemplo, entrem em contato com a concessionária para pedir o ressarcimento ou conserto. Ele ressalta, no entanto, que é preciso apresentar laudo técnico constatando que o problema foi ocasionado por queda de energia e que o direito só é previsto para aqueles que cumprem com requisitos de segurança determinados pela empresa.

 

Já no caso de pessoas jurídicas, a orientação é para o ingresso de ação judicial. “Mas é preciso nesta ação comprovar o prejuízo, seja ele perda no faturamento, de produtos, etc.”, afirmou.

 

O TEMPORAL – Na noite de 8 de setembro, Nova Odessa foi atingida por um temporal de grande proporção. Na ocasião, 95% da cidade ficou sem serviço de energia elétrica, que só foi restabelecido totalmente após três dias.

 

No município, além do desabastecimento de energia foram registradas quedas de árvores e danos a outdoors, unidades escolares e espaços esportivos.

Assessoria de imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!