28 de março de 2024

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Procon – Cobrança indevida no celular

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Muitas pessoas reclamam da cobrança a mais na conta do celular ou do desconto nos créditos por serviços não contratados. Chamados de serviços de interatividade, eles são adicionados pela própria operadora telefônica, na maioria das vezes, sem a contratação do consumidor e, normalmente são: aplicativos (apps), jogos, vídeos, músicas, horóscopo, informações de futebol, backup de arquivos, mensagens de texto e multimídia, navegação na internet e etc,. O Procon orienta que a cobrança só pode ser feita se o consumidor contratar o serviço, por isso é importante sempre acompanhar a conta do celular, que é obrigação das operadoras fornecerem de maneira facilitada e detalhada, para todos os tipos de contrato, para ver se há cobranças indevidas.

Neste ano, o Procon de Americana registrou 102 reclamações e a principal queixa dos consumidores é a de cobranças nas contas, no caso de celular pós-pago ou, no desconto de créditos, sem terem contratado os serviços de interatividade. Além disso, quando tentam fazer o cancelamento com a operadora de celular, encontram dificuldades.

Para evitar este tipo de problema, a Fundação Procon –SP disponibiliza um sistema exclusivo online para o registro de reclamações de consumidores do estado de São Paulo: http://sistemas.procon.sp.gov.br/formularios/index.php?r=survey/index/sid/479338/newtest/Y/lang/pt-BR# ou, se preferir, é possível registrar sua reclamação no órgão de defesa de Americana, que fica localizado na prefeitura. Lembre-se de levar a conta ou o comprovante da recarga no celular.

Unidade de imprensa – Procon

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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