28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura realiza diagnóstico para ações de educação ambiental nas escolas da rede municipal

Compartilhe essa notícia!

Para aprimorar as práticas sustentáveis desenvolvidas nas escolas, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste promove um checklist nas unidades da rede municipal. A ação tem o objetivo de verificar as medidas desenvolvidas para a preservação do meio ambiente e identificar as necessidades para a realização de novas práticas. A atividade permitirá elaborar um diagnóstico para planejar e otimizar os resultados sobre o tema. Dezoito unidades já receberam a ação e de acordo com o cronograma, até novembro as 50 escolas da rede municipal de ensino receberão a equipe.

O check list foi iniciado em fevereiro e envolve os temas água e esgoto, resíduos, energia elétrica, projetos pedagógicos, reuso, meio ambiente e fauna sinantrópica. De acordo com balanço parcial divulgado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental, as medidas sustentáveis mais frequentes nas escolas são as relacionadas ao controle de animais sinantrópicos (adequação e limpeza de calhas e caixas d’água), reutilização de papel (frente e verso), plantio de árvores nas dependências da unidade e abordagem pedagógica de temas relacionados à sustentabilidade (atividades de preservação).

Algumas ações já foram realizadas após o check list ainda este ano, como o plantio de mudas disponibilizadas pelo Viveiro Municipal e a implantação de hortas. Os alunos da EMEFEI (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) “Profª Antônia Dagmar de Almeida. Rosolen”, da Vila Sartori, realizaram o plantio de 135 mudas de ipês rosa e 82 de ciprestes no novo Bosque da Avenida Corifeu de Azevedo Marques, localizado ao lado da escola. Já o CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Charles Keese Dodson”, do Bosque das Árvores, recebeu a doação de mudas e terra para a horta da unidade e plantio de mudas de árvores para proporcionar sombra no espaço de lazer.

A Câmara Técnica Intersetorial de Educação Ambiental é regulamentada pelo Decreto nº 6810 de 5 de Março de 2018 e reúne profissionais das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, além do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!