Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Prefeitura planeja Operação Verão em Santa Bárbara d´Oeste


A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste realizou na última sexta-feira (11), reunião intersetorial de planejamento da Operação Verão. O encontro ocorreu na Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e envolveu as secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços, Saúde, Promoção Social, Administração, Governo, além do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e Corpo de Bombeiros. A Operação Verão é composta de ações preventivas e de atividades realizadas pela Defesa Civil durante o período de chuvas, de 1º de dezembro de 2016 a 31 de março de 2017.

O objetivo foi unificar e padronizar os procedimentos a serem adotados em ocorrências ambientais, tais como enchentes e vendavais, planejar ações preventivas e alinhar o funcionamento do monitoramento metereológico, hidrológico, pluviômetros automáticos e emissão de alerta.

“Em atenção ao Decreto da Política Municipal de Defesa Civil, preparamos os recursos humanos e logísticos para a prevenção nas ações decorrentes dos problemas causados pelas chuvas, em caso da impossibilidade da prevenção, sistematizando as ações de reparos”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi.

Estação hidrológica

Um dos equipamentos que será utilizado na Operação Verão é a Estação Hidrológica, instalada neste mês na ponte “José Eduardo Rosamilia”, sobre o Ribeirão dos Toledos. O equipamento de última geração monitora automaticamente chuva, vento e o nível do rio. A estação, fornecida pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) funciona com sensor e registro de fotos e gravação de imagens, além da emissão de alerta caso ultrapasse o limite estabelecido pela Defesa Civil.

 

Comentários

Dennis Moraes