28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura desenvolve projeto de educação para relações étnico-raciais

Compartilhe essa notícia!

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, segue com atividades educativas nas escolas da rede municipal de ensino. Por meio das ações do Eixo Cultura de Paz e Direitos Humanos, os profissionais iniciaram neste ano o projeto, intitulado “Educação para as relações étnico-raciais, promovendo uma cultura de paz”, que consiste no envolvimento da família na conscientização do preconceito racial existente na sociedade.

O objetivo é trazer a comunidade escolar a apresentação e exposição das atividades realizadas pelos alunos. As ações do Eixo prosseguem durante o ano nas unidades escolares, com atividades variadas explorando o tema proposto. Em 2014, o Eixo havia trabalhado com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, baseada nos princípios: respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade.

Segundo a coordenadora do projeto junto à Secretaria de Saúde, Lúcia Prando, as secretarias buscam proporcionar, por meio de gestos simples, a oportunidade para que a comunidade escolar de iniciar a construção de uma nova sociedade, onde o respeito aos direitos humanos e à diversidade possam ser vividos sem violência. Já a coordenadora do Eixo junto a Secretaria de Educação, Tatiane Motta, ressaltou que os resultados da última ação foram satisfatórios, com a sensibilização, mobilização e conscientização de toda a comunidade escolar na busca pela Cultura de Paz.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!