Piracicaba 

Prefeitura de Piracicaba vai adquirir dez cadeiras de rodas dobráveis

Numape atende a 489 crianças: 156 na Educação Infantil e 333 no Ensino Fundamental

 

O prefeito Barjas Negri homologou o processo licitatório para a compra de dez cadeiras de rodas dobráveis customizadas e 40 planos inclinados, que vão beneficiar crianças com deficiência atendidas pelo Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial) da SME (Secretaria Municipal de Educação). A vencedora da licitação é a empresa On Line Ortopedia, que entregará o material a um custo de R$ 28.900,00.

Atualmente, o Numape atende a 489 crianças, das quais 156 na Educação Infantil e 333 no Ensino Fundamental e conta com 33 profissionais na área pedagógica.

De acordo com o edital, as cadeiras de rodas devem ser construídas com capacidade de peso de 70 kg, em alumínio aeronáutico temperado, com estrutura dobrável, rolamentos blindados nas quatro rodas, inclusive no eixo vertical do garfo, aro de impulso em alumínio, sistema de desmontagem rápida, protetor de roupas, freios bilaterais, encosto com regulagem de altura, mudança do ângulo do assento e anteriorização e posteriorização da roda traseira em até seis posições distintas, cáster da roda dianteira com ajuste de ângulo, pedal removível e rebatível, com regulagem de altura, prolongador de encosto e apoio de braços. Os assessórios são necessários para ajudar na postura e garantir a segurança do aluno.

Para a diretora do Numape, Vanessa Souto, os materiais são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. “As cadeiras customizadas permitem que a criança fique posicionada corretamente, garantindo a adequação postural na realização das atividades escolares, além de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos e participação nas diversas atividades realizadas no espaço escolar”, diz.

O assento deve ser anatômico, com apoio de tronco plano, apoio de braços estofados, apoio de pés bandeja, cinto pélvico, cinto camiseta, apoio de cabeça no encosto e bandeja. A empresa fornecedora deverá fazer avaliação e prova sob medida do aluno, que será realizada no Numape. O prazo de entrega do material é de 120 após a expedição da Ordem de Serviço.

 

Entrega recente – Em dezembro de 2018, o Numape recebeu 24 cadeiras de rodas adaptadas customizadas, 10 cadeiras de banho dobráveis, colheres adaptadas, tesouras adaptadas, pratos, 30 apoios de pé e 30 planos inclinados.

 

O que é – O Núcleo de Educação Especial foi criado em 2002, em atendimento à Resolução do CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica) nº 2, de 11 de fevereiro de 2001, que institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. O Núcleo constitui-se como apoio para o processo de construção de uma escola inclusiva, que valoriza experiências, potencialidades e que conviva com a diversidade humana para o sucesso da aprendizagem de todos.

 

Foto: Bruna Antoniali

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta