19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Prefeitura de Piracicaba começa a instalar câmeras para detectar veículos roubados

Compartilhe essa notícia!

Equipamentos não são para autuações; pontos foram escolhidos pela Polícia Militar e Guarda Civil e serão monitorados pela Semuttran

Teve início hoje, 14/01, à tarde, a instalação das câmeras para Leitura Automática de Placas (LAP), equipamentos que serão utilizados exclusivamente para a detecção de veículos furtados e outras ocorrências e não para autuações. O investimento é de R$ 768.873,60. O primeiro ponto a ter a câmera é a avenida Limeira, em frente ao Shopping Piracicaba.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), assim que a câmera é instalada ela já começa a funcionar. As LAP, que têm a tecnologia OCR (Optical character Recognition ou reconhecimento óptico de caracteres), estarão em 40 faixas de rolamento, em 19 cruzamentos da cidade (veja quadro anexado). A previsão de conclusão da instalação é até 15 de fevereiro. “Os locais foram estrategicamente escolhidos pela Guarda Civil e Polícia Militar”, explica Akira.

Com a ajuda desses equipamentos, veículos que tenham sido furtados e têm ocorrências registradas serão automaticamente reconhecidos quando passarem por um desses locais. Assim que um veículo furtado passar por algum desses locais, mensagens serão enviadas em tempo real para o Copom da Polícia Militar e para o sistema detecta da Guarda Civil. Lembrando que os radares de velocidade também detectam veículos com registro de furto.

“O apoio da Semuttran tem por finalidade auxiliar a Polícia Militar e Guarda na diminuição de furtos na cidade e, principalmente, na diminuição de acidentes, já que veículos furtados em circulação tem, geralmente, maior probabilidade de causar acidentes”, explicou Akira

TECNOLOGIA E SEGURANÇA – A Administração Barjas Negri tem investido constantemente em novas tecnologias para garanir a segurança no trânsito. No início de dezembro do ano passado, foi inaugurada a obra de revitalização da Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), instalada no 2º andar do prédio do Centro Cívico. O espaço passou por reforma, troca/aquisição de mobiliário e de novos equipamentos. O investimento foi de R$ 480.232,80.

Além disso, a CIMM passou a contar com 15 câmeras, que fazem o monitoramento do trânsito e auxiliam as forças policiais – Guarda Civil e Polícia Militar – em ações de segurança, uma vez que são compartilhadas pelas corporações. As 15 novas câmeras estão em postes de 15 metros de altura, nas vias com maior movimento.
“Piracicaba tem 405 mil habitantes e uma frota de 323 mil veículos. Fazer o trânsito fluir, e com segurança, é um grande desafio para a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, que tem investido constantemente em novas tecnologias e na gestão integrada de equipamentos”, ressalta Akira.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!