28 de março de 2024

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Prefeito Denis Andia destaca importância das obras do Corredor Metropolitano

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Os investimentos do Governo do Estado de São Paulo para a execução de obras do Corredor Metropolitano Noroeste em Santa Bárbara d’Oeste foram destacados pelo prefeito Denis Andia durante a sua participação no Jornal Santa Bárbara Hoje, programa veiculado pela Rádio Santa Bárbara FM 95,9. Nesta sexta-feira (25), o chefe do Executivo falou sobre a construção do novo Terminal Rodoviário e sobre as intervenções na Avenida São Paulo e demais vias do município. Para o prefeito, o investimento realizado pelo Governo do Estado, por meio da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) é de extrema importância e bem vindo ao município.

 

O novo Terminal Rodoviário terá 8 mil metros quadrados de área construída e fica localizado às margens da Rodovia SP-306 (Luiz Ometto), próximo da confluência com a Rodovia SP-304 (Luiz de Queiroz). O projeto dispõe de estrutura para acolhimento das linhas metropolitanas, municipais e sete baias para ônibus rodoviários, espaço para bilhetagem, administração, alimentação, bicicletário, estacionamento e táxi. A fundação para uma passarela de pedestres já está sendo concluída. “Logisticamente é o lugar ideal para se fazer esse terminal, que em princípio não iria existir pois não estava no projeto. Em nenhum momento a administração anterior fez a solicitação para esse terminal. Ainda como prefeito eleito, busquei esse investimento junto à EMTU e o Terminal foi concedido”, disse Denis. “Além de ser o terminal final do Corredor Metropolitano, o projeto foi expandido e será a nossa rodoviária. É uma obra grande, e a estrutura metálica do prédio já foi instalada. Ali chegarão os ônibus das linhas metropolitanas, linhas municipais e ônibus que vem de outras cidades. Santa Bárbara enfim terá uma rodoviária bonita, moderna e adequada”, acrescentou.

 

Denis Andia ressaltou ainda que somente no trecho de Santa Bárbara d’Oeste, serão investidos R$ 73 milhões em obras. “É uma virada de página, um marco na história da nossa cidade. A nova rodoviária pode trazer também novas linhas, novas empresas, que passam a se interessar em passar por Santa Bárbara d’Oeste pela localização da rodoviária. Além do Terminal temos uma duplicação em trecho da SP-306, entre a Câmara Municipal e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), as intervenções na Avenida São Paulo e o seu prolongamento”, comentou. “Recebemos nesta semana em nosso gabinete os representantes da EMTU e das empresas responsáveis pela obra para verificarmos alguns detalhes da execução do projeto. A Avenida São Paulo contará em seus dois sentidos com faixas para estacionamento, duas faixas de rolagem para tráfego de veículos e uma faixa exclusiva para o deslocamento dos ônibus. Evidente que, para a realização das obras, alguns cruzamentos foram fechados. Com o fim da obra, os principais cruzamentos da Avenida São Paulo continuarão a existir”, explicou o prefeito.

 

Em Santa Bárbara d’Oeste, o trajeto do Corredor Metropolitano começará na Avenida São Paulo, seguindo até a Avenida Tiradentes, entrando pela Rua Floriano Peixoto até a SP-306, próximo à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Neste local, uma Estação de Transferência será instalada e o trecho até as proximidades da confluência com a SP-304 será duplicado. Na confluência é instalado o Terminal Rodoviário.

 

 

 

O trecho prevê ainda Estações de Transferência na Avenida São Paulo e Ribeirão dos Toledos, prolongamento da Avenida São Paulo e a transposição do ribeirão e Córrego Mollon. Todo o trecho entre Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara d’Oeste terá 23,7 quilômetros de extensão e uma demanda prevista de 35 mil passageiros por dia.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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