28 de março de 2024

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Pontos positivos e negativos de um funcionário multitasking

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Você provavelmente conhece alguém no trabalho que parece nunca ficar parado nem por um minuto. Quem sabe, você mesmo pode ser a pessoa que está sempre envolvida com várias atividades para realizar ao mesmo tempo. Multitasking em português significa “multitarefa”. Ele é o nome dado para o ato de trabalhar em tarefas diferentes. Ou para a mudança de uma atividade seguida para outra, com pouco ou nenhum intervalo entre elas. Muitas pessoas não sabem dizer se essa é uma habilidade necessária para lidar com o mercado atual ou um risco para o foco e produtividade.

Pontos positivos do multitasking

As perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego nos dias de hoje costumam se relacionar com a capacidade multitasking do candidato. Isso porque as organizações geralmente procuram por pessoas que possam fazer várias tarefas dentro de um período de tempo fixo sem comprometer a qualidade final do trabalho.

As principais vantagens de quem domina essa capacidade são:

1. Mais calma em momentos de pressão

Somos bombardeados por inúmeras fontes de informação todos os dias. Mensagens instantâneas, notícias, vídeos, e-mails, redes sociais, anúncios, blogs e outras formas de comunicação que permitem a distração fácil. E, com isso, a perda de objetivos claros na hora de trabalhar.

Quem já está acostumado com o multitasking é capaz de criar uma estrutura de sanidade em um meio caótico. Já que sabe lidar melhor com a administração de muitos estímulos e conteúdos, focando apenas no que interessa naquele momento.

Essa habilidade pode fornecer mais estabilidade mental em diversas situações, como uma tarefa urgente, um desentendimento com o chefe ou a sobrecarga de trabalho.

2. Maior flexibilidade e capacidade de adaptação

Ser mais adaptável às circunstâncias em mudança é mais importante do que nunca no mercado de trabalho atual, onde que imprevistos e novas informações repentinas podem mudar o modo de se trabalhar radicalmente em instantes.

A capacidade de mudar de uma tarefa para outra e trabalhar em atividades distintas simultaneamente aumenta a capacidade de adaptação da mente humana. Isso porque o multitasking exige que várias cadeias de pensamento ocorram ao mesmo tempo. Com isso, decisões precisas sejam tomadas rapidamente em virtude dessa flexibilidade.

3. Maior nível de resiliência

A multitarefa é exigente. Afinal, é preciso saber se concentrar de verdade em diferentes tarefas em mãos para realizar todas com qualidade. Isso pode ajudar a fortalecer o foco mental, desde que o funcionário saiba se monitorar para evitar as distrações.

O multitasking permite que o funcionário se torne mais resiliente porque o cérebro é treinado para mudar de uma tarefa para outra. Isso permite a flexibilidade no foco. Com o ambiente em que trabalhamos atualmente costuma ser cheio de barulho e com grande volume de demandas, essa habilidade pode ser muito admirada por chefes e empregadores.

 

Pontos negativos do multitasking

Nem tudo são flores. De acordo com um estudo publicado pela APA (American Psychological Association), o envolvimento com várias atividades simultâneas têm seu preço na diminuição da eficiência do trabalho. Isso acontece porque os bloqueios mentais causados pela mudança de tarefa pode ocupar até 40% do tempo produtivo de um funcionário.

Outras desvantagens proporcionadas pelo multitasking são:

1. Maior tendência à procrastinação

“Vou terminar isso amanhã”, “tenho mais 15 minutos”, “este projeto é um pouco mais importante do que aquele outro”. O funcionário multitasking incentiva a procrastinação por meio da falsa confiança.

Por estar sobrecarregado de tarefas e não poder esperar para poder se concentrar em outra coisa, o cérebro acaba desvalorizando prazos e até as instruções de projetos. Isso acontece por causa da fadiga mental e pode tornar os funcionários menos produtivos.

2. Drenagem de energia

Quando uma pessoa acorda, dispõe de uma quantidade finita de energia que pode ser usada ao longo do dia. O multitasking ocupa maior parte dessa carga. Isso ocorre em virtude da complexidade de cada tarefa realizada somada ao esforço necessário para a troca de atividades.

Agora, adicione a frustração que geralmente vem com as múltiplas distrações, o tempo necessário para se concentrar em cada tarefa específica e outras necessidades. Toda a sua eficiência e produtividade pode desaparecer antes que muita coisa seja feita.

3. Resultados de menor qualidade

O funcionário multitasking está sempre com pressa e não é para menos. A resolução de uma tarefa cheia de interrupções pode ser bem trabalhosa. Se exigir muita concentração, pode prejudicar a habilidade de execução dos colaboradores.

O resultado é um trabalho de má qualidade. Já que não recebeu o nível de atenção necessário para ser executado da maneira correta.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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