Plano de Sustentabilidade Hídrica de Nova Odessa é reconhecido em premiação do Consórcio PCJ


Projeto recebeu menção honrosa pelas atividades de educação ambiental desenvolvidas em 2015

 

O Plano de Sustentabilidade Hídrica da Prefeitura de Nova Odessa recebeu menção honrosa do Consórcio PCJ no Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, organizado pelo programa de Educação Ambiental da entidade. Na ocasião, foram premiadas as melhores iniciativas realizadas na área pelos municípios participantes.

 

Inédito no País, o projeto desenvolvido pela Prefeitura identificou 136 nascentes, que já estão sendo recuperadas pela Secretaria de Meio Ambiente através do desassoreamento e também de preservação de seus entornos. A iniciativa prevê ainda recuperação do lençol freático e proteção de mananciais, em busca de autossuficiência e da sustentabilidade hídrica, além de garantir segurança dos recursos.

 

O Plano de Sustentabilidade Hídrica de Nova Odessa criou ainda um Fundo Municipal de Preservação de Recursos Hídricos para garantir a preservação de águas superficiais e subterrâneas, bem como para evitar casos de contaminação.

Na justificativa para concessão da menção honrosa foi destacado pelo Consórcio PCJ que, além do trabalho de sensibilização feito para a criação do Fundo Municipal, que integra a Política Municipal de Proteção aos Mananciais de Água, chamou a atenção o compromisso do município para a disponibilidade hídrica das gerações futuras.

 

Ficamos muito felizes com o reconhecimento, que mostra que estamos no caminho certo e nos motiva a desenvolver ainda mais ações de recuperação e preservação”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

 

Ele destacou ainda que, especialmente em 2015, a crise hídrica que atingiu o País levou os municípios a buscarem alternativas para garantir o abastecimento. “Além deste projeto de recuperação das nascentes, desassoreamos nossas represas e contamos com ajuda da população que fez sua parte ajudando a preservar este líquido tão precioso”, disse.

 

Secretária de Meio Ambiente, Carla Lucena também destacou as ações desenvolvidas na cidade. “Nossa equipe está bastante envolvida nesta causa e, além do trabalho de preservação, temos intensificado nossas ações de conscientização”, afirmou.

 

Além de Nova Odessa, Americana, Rio das Pedras, São Pedro e Valinhos receberam menção honrosa por atividades de educação ambiental. A iniciativa premiou ainda outros cinco projetos de Bragança Paulista, Extrema, Jaguariúna, Rio Claro e Vinhedo com o título de destaques do ano.

 

CONSCIENTIZAÇÃO – A importância dos cuidados com o meio ambiente é discutida desde cedo em Nova Odessa. Este ano, alunos da rede pública de ensino participaram do projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ, que tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental nas Bacias PCJ.

 

A água e sua importância para o ser humano foi tema de projeto desenvolvido com alunos da rede municipal de ensino em parceria com o Consórcio durante o ano. Em setembro, os estudantes expuseram seus trabalhos para a comunidade.

 

Fotos: Osnei Réstio

 

 

Comentários

Notícias relacionadas