29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Planetário de Campinas recebe debate sobre inserção da arte na vida de pessoas com deficiência nesse domingo (18)

Compartilhe essa notícia!

Neste domingo, 18 de agosto, o Planetário Municipal de Campinas recebe o debate “Maneiras e possibilidades de inserir as artes na vida de quem possui algum tipo de deficiência”, parte da exposição de artes plásticas Ver e Viver, um projeto que leva seus visitantes a experimentar estímulos como o tato, olfato, audição e paladar, muito além da visão. O debate acontece às 15h.

 

 

Participam do debate Clara Aidar, linguista e especialista em terapias alternativas de Aromaterapia, Geoaromaterapia, Cromaterapia e Alinhamento dos Chakras; Benedito Franco Leal Filho, especialista em Educação Física Adaptada; Jésus Sêda, formado em arte dramática e especializado na criação de bonecos, adereços, cenários e figurinos para atividades artísticas; e Diogo Camargo, Musicoterapeuta; explorando as dificuldades de inserir a arte na vida dos deficientes e como contorna-las através do planejamento e de ações inclusivas.

 

 

A exposição Ver e Viver – A temática proposta pela exposição Ver e Viver é utilizar a força mobilizadora da arte para provocar uma reflexão sobre as deficiências, principalmente a visual. Para isso, todos os visitantes receberam uma venda descartável, e tiveram contato com obras que aguçam todos os sentidos.

 

 

O foco da exposição, produzida pelos artistas Jésus Seda e Clara Aidar, foi apresentar um ambiente inclusivo, que pode ser apreendido por pessoas com e sem deficiência. A exposição permitiu que todos enxerguem as esculturas com as mãos, sintam seu cheiro e ouçam a explicação textual das obras. A exposição Ver e Viver é uma realização do Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da 3S Produções e apoio do Planetário Municipal de Campinas.

 

 

Serviço – O debate “Maneiras e possibilidades de inserir as artes na vida de quem possui algum tipo de deficiência” acontece no domingo, dia 18 de agosto, às 15h, no Planetário Municipal de Campinas (Parque Portugal – Av. Dr. Heitor Penteado, s/n, Taquaral). A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

 

Aline Soriani

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!