28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Piracicaba recebe certificação no Programa Município VerdeAzul

Compartilhe essa notícia!

Cidade figurou em 37º lugar entre os 69 municípios do Estado certificados

Piracicaba obteve o 38º lugar no Programa Município VerdeAzul (PMVA), com 84,85 pontos. Para receber a certificação, os municípios precisam atingir 80 pontos. Este ano, foram certificados 69 dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo. O desempenho de Piracicaba em 2018 permaneceu o mesmo que em 2016.

A premiação aconteceu na quinta-feira (20), no Palácio dos Bandeirantes, e contou com a presença do Governador do Estado Márcio França, do Diretor-Presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) Carlos Roberto dos Santos, do Secretário do Estado de Meio Ambiente Eduardo Trani, e demais autoridades.

José Otávio Menten, secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, esteve na cerimônia representando o prefeito Barjas Negri, acompanhado do interlocutor do Programa em Piracicaba, o gestor ambiental Bruno Delarole.

A participação de Piracicaba é muito importante por estimular a execução de trabalhos que resultam em benefícios à população. Nossa certificação demonstra que estamos no caminho certo. E também deixam claras as principais atividades que devemos realizar em 2019 para mantermos a certificação. Vamos usar o Selo VerdeAzul para buscar mais recursos para ações ambientais”, afirmou Menten.

O Programa Município VerdeAzul começou em 2007, por iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, premiando os municípios com melhor desempenho em 10 diretivas ambientais. O objetivo é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

O ciclo do programa em 2018 destacou ação ambientais do município de Piracicaba nas diretivas de qualidade do ar, uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos. Entre as cidades do porte de Piracicaba, também conseguiram certificação São José do Rio Preto, Campinas, Jundiaí, Franca, Bauru e Ribeirão Preto.

O programa

As ações propostas pelo programa que compõem as diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangem os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

O Programa Município VerdeAzul acontece com o participação e apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de alcance local, beneficia municípios, munícipes e todo o Estado. O resultado do Programa é um termômetro que aponta as necessidades do município para que o governo possa atuar.

 

Confira o ranking aqui.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!