16 de abril de 2024

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Pesquisa mostra os principais motivos que levam consumidores a desistirem de uma compra online

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Grande parte dos abandonos de carrinhos virtuais está relacionada a forma como os consumidores utilizam os sites de e-commerce. Um estudo quantitativo realizado pela Bayard Institute, apontou que 59% dos compradores online abandonam o carrinho de compras antes de seguirem o fluxo de checkout.

 

Para o consultor da WSI Marketing Digital, Eduardo Storini esta taxa é normal, pois “muitos usuários ainda não estão prontos para a compra e estão simplesmente fazendo comparação de preços, explorando opções de presentes ou guardando os itens para posterior revisão.”

 

A mesma empresa também divulgou um estudo mostrando quais as outras principais razões que levam ao abandono de carrinho, e a boa notícia é que os 3 dos principais motivos principais podem ser consertados.

1.   Precisava criar uma conta no site antes de comprar

35% dos mais de 1000 respondentes afirmaram desistir de uma compra na hora do checkout devido a excesso de informações requeridas antes de proceder com o pagamento. Para Eduardo Storini, isto ocorre porque a maioria das pessoas associam o registro de e-mail com o recebimento de spam: “solicitar a criação de uma conta para cada usuário que quer comprar seu produto é como colocar um obstáculo para o usuário”

2.           Processo de checkout muito longo

Este motivo levou 27% dos entrevistados a abandonarem uma compra online. Para Eduardo, é necessário remover formulários ou campos de formulários desnecessários e fornecer uma clara visão do final do processo: “em vez de acrescentar várias etapas antes da conclusão de uma compra, as empresas podem utilizar um indicador de progresso no checkout. Esta é uma maneira criativa e estimulante de ajudar o consumidor a realizar o fluxo de checkout”.

3.           Os custos extras estavam escondidos

No E-commerce, a maioria das compras envolverá custos adicionais ao produto, como frete, impostos e taxas, e 24% das pessoas desistiram de comprar pois não tinham essa informação visível no processo de checkout: “deixar para mostrar o custo total do produto somente no final do processo geralmente pode deixar o consumidor assustado ou irritado, e definitivamente não é uma boa maneira de fazer marketing digital”.  Nestes casos, segundo Eduardo, o melhor é sempre ser transparente com o consumidor e não ocultar informações relevantes que afetam o processo de compra.

 

Sobre a WSI:

 

A WSI Marketing Digital é a maior empresa de marketing digital do mundo e está há mais de 22 anos ajudando empresas em mais de 80 países a terem sucesso no marketing digital. Com mais de 1000 escritórios pelo mundo, a WSI está no Brasil prestando serviços de agência, consultoria, auditoria e treinamentos de marketing digital. Site: http://wsidm.com.br

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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